Topo

Atlético-MG

Único a reprovar contas, conselheiro do Atlético-MG diz sofrer retaliação

Sede do Atlético-MG foi palco de reunião para discutir momento do Conselho Deliberativo - Bruno Cantini/Atlético-MG
Sede do Atlético-MG foi palco de reunião para discutir momento do Conselho Deliberativo Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

30/04/2019 04h00

A diretoria do Atlético-MG ouviu a contestação de Marcio Cadar, membro do Conselho Deliberativo, sobre as contas referentes a 2018 na noite de ontem, durante reunião ocorrida na sede administrativa do clube. Único a reprovar o balanço do ano passado, o conselheiro alega sofrer retaliação por conta da postura antes e no decorrer do encontro. O presidente Sérgio Sette Câmara, por outro lado, não gostou dos questionamentos prévios, divulgados pelo UOL Esporte.

Marcio Cadar apresentou sete questionamentos à cúpula atleticana (veja imagem abaixo). No entanto, alega não ter recebido respostas convincentes: "Eu não fiquei satisfeito com os argumentos do balanço. Muitas coisas foram respondidas sim, mas outras não foram tanto a contento assim. Eu decidi por bem e, seguindo os meus princípios, não aprovar o balanço. Fui o único conselheiro que não aprovou o balanço".

Carta de Marcio Cadar ao Conselho Fiscal do Atlético-MG - Documento obtido pelo UOL Esporte - Documento obtido pelo UOL Esporte
Imagem: Documento obtido pelo UOL Esporte

Carta de Marcio Cadar ao Conselho Fiscal do Atlético-MG - página 2 - Documento obtido pelo UOL Esporte - Documento obtido pelo UOL Esporte
Imagem: Documento obtido pelo UOL Esporte

As perguntas de Marcio Cadar foram publicadas antes mesmo da reunião do Conselho Deliberativo. A divulgação prévia dos questionamentos desagradou o mandatário alvinegro, que se manifestou durante o encontro. Em áudio obtido pelo UOL Esporte, ele alega que a forma como o conselheiro se comportou foi para manchar o seu nome no clube:

"Eu tenho tido, inclusive, queda de receita pessoal. Até me desfazer de patrimônio, eu tive que me desfazer para me manter. Sou um cara honesto, de nome limpo, eu tenho uma família, eu tenho filhos, meus pais, meus irmãos. Eu tenho um sobrenome limpo. Não aceito esse tipo de atitude que você tomou. Você tem todo o direito de encaminhar as perguntas que você quiser, como você fez também. O que é incompreensível é ir para as redes sociais e, depois, vir aqui dizer que queria só esclarecimentos. Se você queria só esclarecimentos, por que você não mandou os questionamentos, como você também fez? Não foi, você queria aparecer. Você queria os seus 15 minutos ali de fama, queria jogar a torcida contra mim. Você não sabe o que é ser presidente do Atlético, você não tem noção, Márcio, da importância desse cargo. É por isso que você nunca será. A pessoa para estar sentada aqui tem que ser digna", afirmou.

"Eu, durante muitos e muitos anos, trabalhei pelo Atlético, dediquei horas e horas por esse clube aqui, nasci aqui nesse bairro [de Lourdes], nasci atleticano, vou morrer atleticano e tudo o que tenho feito aqui é para tentar fazer o melhor. Se eu vou conseguir, eu não sei, mas a gente está trabalhando com muita honestidade durante todo esse tempo. Ao questionar a nossa prestação de contas, você está tentando macular o nosso nome e isso eu não aceito", declarou. Você vai me desculpar, eu não gostaria de ter esse tipo de imagem. Durante todo esse tempo que sou conselheiro, nunca tivemos uma prestação de contas com o grau de transparência que tivemos aqui. Você está sendo contra para jogar para a galera lá fora que você foi o único conselheiro de todos aqui que se mostrou contra e quis dizer de alguma forma que nossas contas não eram boas. Eu fui, durante essa semana, atacado não só por você [Marcio Cadar], mas também por outras pessoas", acrescentou.

Ao fim do encontro, Sette Câmara optou por não se pronunciar. O mandatário nem sequer passou pela imprensa na porta da sede administrativa do clube, em Lourdes.

A postura de Marcio Cadar ao criticar a atual diretoria de forma pública faz com que ele seja alvo de retaliação nos bastidores. O próprio conselheiro teme perder o cargo em breve.

"Eles deixaram claro que vão iniciar um processo disciplinar contra a minha pessoa. Isso foi falado lá dentro, vamos aguardar para ver o que vai acontecer. Se eles acharem que têm que me expulsar do Conselho, que me expulsem. É uma pena. Mas infelizmente, se eles acharem que é o caminho a ser seguido, tudo bem. Não tenho apego a ser conselheiro ou não do Galo. Eu tenho apego em ajudar o Galo, sendo conselheiro ou não. É o meu papel", declarou Cadar.

Sérgio Rodrigues Leonardo, presidente do Conselho Fiscal, explicou por que há um movimento com o intuito de excluir Marcio Cadar do Conselho Deliberativo.

"O assunto era para ser debatido aqui hoje. Havia data, hora, local, convocação e pauta. O assunto foi antecipado desnecessariamente na internet. Essa é a única falta. Por ser um assunto sensível, o assunto de contas, quando você faz essa exposição pública, você coloca as pessoas que estão aqui dentro, com a responsabilidade de cuidar desse assunto, em dúvida. Toda a torcida atleticana ficou em dúvida se havia ou não lisura em procedimentos que eram absolutamente corretos e lícitos. Essa mancha que tentou se colocar na direção do Atlético vai contra a própria instituição do Clube Atlético Mineiro", comentou.

Atlético-MG