Topo

Arsenal avança e encaminha acordo com jovem revelação do Paulistão

Miguel Schincariol/Ituano FC
Imagem: Miguel Schincariol/Ituano FC

Marcus Alves

Colaboração para o UOL, de Lisboa (POR)

23/04/2019 04h00

O Arsenal encaminhou acordo para contratar o atacante Gabriel Martinelli, do Ituano. Uma das principais revelações do Paulistão, o jovem jogador de 17 anos carregava o interesse de Flamengo, Cruzeiro, Santos e outros clubes, mas fez a sua escolha pelos ingleses. Atualmente de férias, ele tem viagem para agilizar o seu passaporte italiano e evitar ocupar, assim, uma das vagas de extracomunitário em seu elenco. Os valores do negócio são mantidos em sigilo.

VEJA TAMBÉM:

A expectativa é que Martinelli seja apresentado no Emirates Stadiuma partir de junho, quando atingirá a maioridade e estará livre para se transferir para o exterior.

Como revelado anteriormente pelo UOL Esporte, o destaque do Ituano vinha sendo acompanhado por representantes do Arsenal e teve a sua atuação conferida de perto em derrota de 3 a 2 para o Palmeiras, no Allianz Parque, no fim de fevereiro, por exemplo.

Ao mesmo tempo em que mantinha conversas com os londrinos, os agentes de Martinelli o ofereceram a outros grandes da Premier League, porém, nenhum deles topou entrar na parada com a mesma firmeza que o time comandado pelo técnico espanhol Unai Emery, deixando a rota aberta para o acerto.

Um dos empecilhos que havia eram as condições impostas pela equipe do interior paulista, que batia o pé para manter uma parte dos direitos econômicos de Martinelli, pensando naturalmente em uma transferência futura. Essa não é uma prática permitida no futebol inglês.

Com a sua carreira comandada pelo fundo de investimentos TFM (antes conhecida como Traffic), o garoto, que despontou no Corinthians antes de chegar ao Ituano, surgiu com tudo na Copa São Paulo deste ano, balançando as redes seis vezes em quatro jogos. O seu potencial foi, então, confirmado no Estadual, ao encerrar a competição na vice-artilharia, com seis gols, além de três assistências.

Em sua caminhada, ele impressionou, especialmente, na goleada de 5 a 1 contra o Santos, quando foi um dos grandes nomes em campo e arrancou suspiros do argentino Jorge Sampaoli.

Essa não será a primeira experiência de Martinelli por gramados europeus.

Badalado desde cedo, ele já passou por mais de um período de teste no Manchester United e foi convidado a conhecer também a estrutura do Barcelona. Na ocasião, a ida ao velho continente rendeu uma foto ao lado do francês Paul Pogba e outros afagos durante o período.

No Arsenal, o atacante deverá retomar a tradição de brasileiros no clube, que, nos últimos anos, viu Gabriel Paulista, André Santos, Denilson, Júlio Baptista e Gilberto Silva ocupar suas dependências. Não existe nenhum outro compatriota neste momento no time.

Procurado pela reportagem, o empresário mais direto de Martinelli, Marcos Casseb, não retornou o contato até o fechamento da matéria.