Topo

Morte de Luciano do Valle completa cinco anos com homenagens nas redes

Leitores do UOL Esporte escolheram Luciano do Valle como melhor narrador esportivo da história do Brasil - Zanone Fraissat/Folhapress
Leitores do UOL Esporte escolheram Luciano do Valle como melhor narrador esportivo da história do Brasil Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

19/04/2019 14h50

Narrador icônico, responsável por formar gerações de amantes do esporte e incentivador de modalidades como vôlei, futebol feminino e futebol americano, Luciano do Valle morria há exatos cinco anos. Ele passou mal durante um voo para Uberlândia (MG), onde transmitiria uma partida de futebol, e sua morte foi lembrada hoje (19/04) por pessoas ligadas a diferentes modalidades.

O também narrador Everaldo Marques, que trabalha na ESPN, publicou um post no Twitter e Instagram com um vídeo daquela que considera a maior transmissão de Luciano do Valle. Em diversas vezes durante a cobertura de diferentes eventos, Everaldo fez vários elogios ao companheiro de profissão, atitude que repetiu na legenda do post desta sexta-feira.

"Cinco anos sem Luciano do Valle, um dos grandes responsáveis por eu sonhar desde criança em ser um narrador esportivo. Pra mim, a maior narração da carreira dele foi esta aqui, na vitória do Emerson Fittipaldi nas 500 Milhas de Indianápolis de 1989. Eu tinha 11 anos de idade na época e chorei de soluçar vibrando com o momento. O tempo voa. VALLEU por todas as emoções, Luciano", escreveu Everaldo.

Também da ESPN, Leonardo Bertozzi lembrou do narrador e compartilhou no Twitter uma matéria que escreveu em 2007 a respeito da Copa Pelé. Tratava-se de um torneio de futebol master organizado por Luciano do Valle que trouxe ao Brasil craques como Paolo Rossi e Franz Beckenbauer.

Outro evento que Luciano do Valle ajudou a tornar popular foi a Fórmula Indy, o que atrelou seu nome ao automobilismo. O site Grande Prêmio lembrou desta história e postou um vídeo do narrador com o piloto Tony Kanaan. Na legenda: "lembrança boa de Luciano do Valle? Temos muitas"

Luís Roberto de Múcio, narrador da Rede Globo, republicou em seu Instagram o vídeo divulgado por Everaldo Marques e chamou Luciano de "lenda". "Era um sábado, estávamos comemorando o aniversário do Pedro Bassan quando fomos todos surpreendidos com a notícia da morte do Luciano. Hoje faz cinco anos! Essa é uma das narrações épicas. Inspiração pra uma geração inteira de narradores", escreveu, em referência à vitória de Emerson Fittipaldi em Indianápolis.

O narrador que partiu há cinco anos também foi grande incentivador do futebol feminino, motivo que levou a ser lembrado por atletas que não são conhecidas do grande público. A ex-jogadora Carla Índia Oliveira publicou um golaço de Martha na voz do narrador e escreveu: "muita saudade!"