Topo

Mineiro - 2019

Federação descarta ausência e testará VAR às vésperas de semis do Mineiro

Árbitro de vídeo será utilizado nas semifinais do Campeonato Mineiro - Divulgação/Mineirão
Árbitro de vídeo será utilizado nas semifinais do Campeonato Mineiro Imagem: Divulgação/Mineirão

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

29/03/2019 04h00

A utilização do VAR em todos os jogos da semifinal do Campeonato Mineiro por pouco não foi colocada em xeque. América-MG e Boa Esporte regularizaram os seus respectivos estádios, Independência e Melão, às vésperas das quartas de final e contarão com o árbitro de vídeo nos jogos do fim de semana, diante de Cruzeiro e Atlético-MG. A única pendência é o evento-teste da tecnologia, mesmo que o regulamento do torneio abra brecha para dupla interpretação.

De acordo com o documento que rege as regras da competição organizada pela Federação Mineira de Futebol (FMF), "para que [o VAR] seja utilizado nas semifinais e finais, o Estádio deverá ser devidamente homologado pela International Football Association Board (IFAB) até a data da partida da fase de quartas de final". A homologação costuma ocorrer depois do evento-teste. No entanto, há uma interpretação distinta por parte do diretor de competições da FMF.

"O regulamento será cumprido, porque tudo o que os clubes poderiam fazer dentro do prazo, eles fizeram. O que falta ser feito não depende do clube, depende da TV e da comissão de arbitragem. Não podia punir o clube por uma coisa que não dependia dele. Eles fizeram a homologação na sexta-feira passada, mas não conseguia fazer porque dependia da TV e da comissão de arbitragem", disse Leonardo Barbosa ao UOL Esporte.

Se os estádios não estivessem homologados até a última sexta-feira (22), América-MG e Boa deveriam escolher o Mineirão para mandar seus respectivos jogos ou não teriam direito à utilização do VAR na partida de ida.

"O Independência e o estádio de Varginha deram entrada na documentação, fizeram o pedido, foi feita a vistoria técnica, foram atestadas as melhorias que deveriam ser feitas. Tudo que cabia aos clubes foi feito antes das quartas de final", afirmou Leonardo Barbosa.

A única pendência sobre o VAR é o evento-teste. Eles foram marcados às vésperas das partidas. No estádio do Melão, em Varginha, haverá uma avaliação às 16h (de Brasília) de hoje visando o jogo entre Boa Esporte e Atlético-MG. Amanhã, no mesmo horário, haverá um teste na Arena Independência, palco de América-MG x Cruzeiro.

"Vai ter VAR nos dois jogos. Em Varginha, teremos o VAR às 16h de amanhã (hoje) e, no estádio Independência, teremos o evento-teste do VAR às 16h de sábado (amanhã). Já teremos a equipe de arbitragem do jogo, com tudo certo", comentou Leonardo Barbosa.

"Para o evento-teste, eu preciso primeiro da TV, porque a TV tem que montar a estrutura de câmeras para ceder as imagens ao VAR. E dependo da equipe de arbitragem, porque tem que ser feito com a equipe de arbitragem do jogo. Então, a gente não conseguiria fazer com muita antecedência. Primeiro, porque a TV não vai com a estrutura toda a Varginha ou ao Independência para um evento-teste. Não é possível fazer me uma data alheia sem ter jogo. Esse evento-teste ficou para as vésperas das partidas. E os árbitros só chegarão um dia antes", acrescentou.