Topo

Eliminatórias Eurocopa - 2019

Veterano brilha, e Itália goleia Liechtenstein; Morata dá vitória à Espanha

Quagliarella comemora gol da Itália contra Liechtenstein - Miguel MEDINA / AFP
Quagliarella comemora gol da Itália contra Liechtenstein Imagem: Miguel MEDINA / AFP

Do UOL, em São Paulo

26/03/2019 18h36

Espanha e Itália entraram em campo, hoje, pelas eliminatórias da Eurocopa e venceram. Os italianos foram melhores, abriram 4 a 0 logo no primeiro tempo e bateram Liechtenstein, em Parma, por 6 a 0. Já os espanhóis levaram a melhor contra Malta, fora de casa, por um placar menos elástico: 2 a 0.

Destaque para o veterano Fabio Quagliarella. O atacante de 36 anos, que voltou a ser convocado pela seleção italiana depois de quase nove anos, fez dois gols de pênalti e foi o responsável pela festa dos torcedores locais. Já Morata também fez os dois gols da equipe espanhola.

As duas seleções mantêm os 100% de aproveitamento até aqui nas eliminatórias. Na primeira rodada, a Espanha venceu a Noruega no último fim de semana e lidera o grupo F com seis pontos, mesma pontuação da Itália, que bateu a Finlândia na estreia e ocupa a ponta da chave J.

Espanhóis e italianos voltam a jogar em junho. A campeã de 2010 visita Ilhas Faroé no dia 7. Um dia depois, a Azzurra joga fora de casa contra a Grécia.

Luis Enrique desfalca Espanha

Moreno - Filippo MONTEFORTE / AFP - Filippo MONTEFORTE / AFP
Imagem: Filippo MONTEFORTE / AFP

A seleção espanhola não foi comandada pelo técnico Luis Enrique na partida de hoje. O treinador está com problemas familiares, e Robert Moreno esteve à frente da equipe. A federação espanhola não informou qual seria o problema, mas pediu "discrição e respeito com a intimidade" de Luis Enrique.

Um gol atrás do outro da Itália

Verratti - REUTERS/Jennifer Lorenzini  - REUTERS/Jennifer Lorenzini
Imagem: REUTERS/Jennifer Lorenzini

A Itália dominou Liechtenstein e abriu o placar aos 16 minutos. Após bela jogada pela esquerda, Spinazzola cruzou, e Sensi cabeceou livre para o gol. Mais tarde, foi a vez de Verratti ampliar o placar. O volante bateu colocado no canto para fazer o segundo dos donos da casa. A vantagem aumentou com Quagliarella, em cobrança de pênalti.

Expulso ainda no 1º tempo

O veterano atacante italiano repetiu o feito nos acréscimos do primeiro tempo, depois que Kaufmann tirou bola em cima da linha com o braço e recebeu o cartão vermelho direto. Quagliarella bateu de novo e transformou o placar em goleada antes do intervalo.

Espanha começa mais devagar

Morata - Filippo MONTEFORTE / AFP - Filippo MONTEFORTE / AFP
Imagem: Filippo MONTEFORTE / AFP

Já a Espanha não fez igual os italianos na etapa inicial, mas ainda sim marcou seu primeiro gol. Aos 30 minutos do primeiro tempo, Morata recebeu dentro da área e bateu rasteiro na saída do goleiro de Malta.

Itália segue o baile

A goleada italiana não tirou a vontade dos jogadores no segundo tempo. Logo no começo da etapa final, Spinazzola quase fez uma pintura. Ele construiu jogada individual pelo lado esquerdo e deu toque de cobertura, mas a zaga de Liechtenstein tirou em cima da linha. Coube a Kean marcar o quinto, de cabeça. O jovem de 19 anos já havia comemorado um gol contra a Finlândia. Pouco depois, Pavoletti aproveitou o próprio rebote e marcou o sexto.

Morata tranquiliza Espanha

Quase ao mesmo tempo do quinto gol italiano, a Espanha também marcou, de novo com Morata. Desta vez, ele aproveitou cruzamento de Navas e deu mais tranquilidade aos espanhóis.

Eliminatórias Eurocopa - 2019