Topo

Paulista - 2019

Vaga são-paulina e vantagem: o que está em jogo na rodada final do Paulista

São Paulo precisa de vitória para garantir vaga nas quartas de final sem depender de outros resultados  - Marcello Zambrana/AGIF
São Paulo precisa de vitória para garantir vaga nas quartas de final sem depender de outros resultados Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

18/03/2019 14h05

Embora sete dos oito clubes quadrifinalistas já estejam definidos, a última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista será realizada na próxima quarta-feira com definições pendentes em todos os confrontos marcados para as 21h30 (de Brasília), seja pela primeira colocação do grupo, seja contra o rebaixamento.

O jogo que mais chama a atenção na rodada é o duelo São Caetano x São Paulo, que colocará frente a frente o único grande do Estado ainda sem vaga garantida e um time ameaçado de rebaixamento.

Pressionado pela má campanha na temporada até o momento, o time do Morumbi vai ao ABC precisando da vitória para ficar com a vaga independente de outros resultados. Situação parecida com a enfrentada pelo adversário, que além de vencer precisa torcer por tropeços de rivais (veja os detalhes mais abaixo) para escapar do rebaixamento.

Palmeiras e Corinthians entram em campo com a missão de manter o primeiro lugar no grupo, sendo que o time alviverde só perderá este posto diante de uma improvável combinação de resultados. O Santos, por sua vez, inicia a rodada atrás do Red Bull Brasil no Grupo A e terá que secar o rival para garantir a vantagem de decidir em casa uma vaga na semifinal.

Veja o que está em jogo na última rodada do Paulista

Primeira colocação do Grupo A
Red Bull Brasil - 24 pontos (8 gols de saldo) - enfrenta o Guarani em Campinas (fora de casa)
Santos - 23 pontos (10 gols de saldo) - enfrenta Botafogo-SP em Ribeirão Preto

Red Bull Brasil e Santos já estão classificados, mas a vantagem de jogar a segunda partida do confronto entre eles nas quartas de final ainda está em aberto. Uma vitória contra o Guarani no Estádio Brinco da Princesa garante a primeira colocação ao Red Bull, mas em caso de tropeço a vaga estará em risco. Se empatar, o Santos ultrapassa o time do interior caso vença o Botafogo-SP. Uma derrota do Red Bull deixa o time santista, que tem melhor saldo de gols, precisando de um empate para garantir a primeira colocação.

Siga o UOL Esporte no

Primeira colocação do Grupo B
Palmeiras -
22 pontos (7 gols de saldo) - enfrenta a Ponte Preta no Allianz Parque
Novorizontino - 19 pontos (1 gol de saldo) - enfrenta a Ferroviária em Novo Horizonte

A situação do Palmeiras na briga pela primeira colocação do Grupo B é confortável. Basta um empate em casa contra a Ponte Preta para a garantia de vantagem nas quartas de final. Também já classificado, o Novorizontino precisa vencer a Ferroviária em casa, torcer por uma derrota palmeirense e ainda tira seis gols de diferença em saldo para ter a primazia de jogar a segunda partida das quartas de final em Novo Horizonte

Siga o UOL Esporte no

Primeira colocação do Grupo C
Corinthians - 18 pontos (5 vitórias, 1 gol de saldo) - enfrenta o Ituano em Itu
Ferroviária - 17 pontos (4 vitórias, 3 gols de saldo) - enfrenta o Novorizontino em Novo Horizonte

O Corinthians precisa vencer a partida contra o Ituano para garantir a primeira colocação. Com qualquer tropeço, o time da capital será ultrapassado caso a Ferroviária vença o Novorizontino fora de casa. Em caso de empate ou derrota da Ferroviária, a primeira colocação será automaticamente corintiana.

Siga o UOL Esporte no

Segunda vaga e primeira colocação do Grupo D
Ituano
- 17 pontos (8 gols de saldo, 19 gols a favor), enfrenta o Corinthians em Itu
São Paulo - 14 pontos (3 gols de saldo, 12 gols a favor) - enfrenta o São Caetano no ABC
Oeste - 12 pontos (-1 gol de saldo, 12 gols a favor) - enfrenta o Mirassol em Barueri

O Ituano já está classificado e só perde a liderança do grupo no seguinte cenário: derrota para o Corinthians e vitória são-paulina no ABC por resultados suficientes para reverter a sua vantagem de saldo, que no momento é de cinco gols em relação ao vice-líder.

Assim, São Paulo e Oeste duelam pela vaga em aberto. O time da capital avança com vitória sobre o São Caetano, sendo que um empate obriga o Oeste a vencer por quatro gols de diferença para conseguir a classificação. Em caso de derrota são-paulina, uma vitória simples será o suficiente para a equipe do interior.

Rebaixamento

São Bento - 4 pontos (rebaixado)
São Caetano - 7 pontos (-9 de saldo)
Botafogo-SP - 8 pontos (-5 de saldo)
Mirassol - 10 pontos (-9 de saldo, 8 gols a favor)
Bragantino - 10 pontos (-9 de saldo, 11 gols a favor)

Com o São Bento já rebaixado, a luta contra a última vaga do descenso envolve quatro times. O time em situação mais delicada é o São Caetano, que precisa vencer o São Paulo em casa e torcer para o Botafogo empatar ou perder para o Santos em Ribeirão Preto, ou para uma derrota de Mirassol ou Bragantino.

A equipe do ABC precisa vencer para pensar em evitar a queda. Caso empate, chega a apenas oito pontos e iguala a pontuação atual do Botafogo, que leva vantagem no primeiro critério de desempate: o número de vitórias (duas, contra uma). O Botafogo pode até se salvar com um empate diante do Santos, desde que o Azulão não vença.

Para Mirassol e Bragantino, um empate basta. Em caso de derrota, os clubes terão que secar pelo menos um dos demais adversários que lutam contra a queda.

Troféu do Interior

A última rodada ainda definirá os últimos classificados para o Troféu do Interior, que reunirá as quatro equipes - excetuando-se os quatro grandes - com melhor campanha entre as que não se classificaram para as quartas de final. Ponte Preta (19 pontos) e Guarani (14) já estão garantidos, com Oeste (12), Bragantino (10), Mirassol (10), Botafogo-SP (8) e São Caetano (7) também entre os possíveis classificados.

Briga por vantagem nas semifinais e decisão

As equipes já classificadas para as quartas de final ainda têm outra motivação para os jogos da última rodada: somar pontos para ter vantagem de jogar a segunda partida em casa nas semifinais e decisão. O regulamento do Campeonato Paulista prevê que a equipe com melhor campanha geral, somando os pontos de todas as fases, terá essa vantagem em cada confronto definido.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, o São Caetano não se salva em caso de empate - o time empataria em pontos (8) com o Botafogo, mas perderia no primeiro critério de desempate, número de vitórias (2 a 1). A informação foi corrigida.