Topo

Flamengo vê futuro repetir o passado em melhor atuação de 2019

Everton Ribeiro e Gabigol são importantes no Fla. Um já estava e faz a diferença, o outro chegou e caiu nas graças da torcida - Alexandre Vidal / Flamengo
Everton Ribeiro e Gabigol são importantes no Fla. Um já estava e faz a diferença, o outro chegou e caiu nas graças da torcida Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/03/2019 04h00

A vitória por 3 a 1 sobre a LDU, ontem, no Maracanã, empolgou a torcida do Flamengo. O rubro-negro, apaixonado e eufórico por natureza, esperava um triunfo com uma boa exibição na Copa Libertadores, competição que se tornou uma verdadeira obsessão pelos lados da Gávea. Ele veio - apesar dos gols perdidos -, e mostrou que no time o futuro ainda tem tudo para repetir o passado.

A melhor atuação de 2019 teve um Diego na "função de 10" tão cobrada, um Everton Ribeiro como destaque e um Diego Alves nos seus melhores dias. Todos os três já com uma trajetória no clube e que tiveram a titularidade seriamente ameaçada na virada do ano. No que depender de Abel Braga, eles serão a base para a sequência da temporada.

Jogada do 1º gol teve o Diego que a torcida sonha

Não se discute a qualidade do meia Diego. Desde que chegou ao Flamengo, o jogador se identificou e agradou aos torcedores com a sua personalidade. A forma de se expressar, a liderança, tudo conta a favor do atleta na relação. Mas, a partir do ano passado, a coisa mudou de figura. Ele acumulou atuações ruins e passou a ser questionado por não fazer a função que dele se esperava.

A torcida sonha que Diego seja o meia clássico. Aquele cara capaz de colocar o atacante em condição com um passe, que se desmarque com um toque. Que seja, de fato, o responsável por mudar o Flamengo em uma jogada. Contra a LDU, ele conseguiu. Ainda que tenha cometido um pênalti na primeira etapa, a torcida só se lembrará do giro que tirou dois adversários da jogada no meio de campo e da chegada ao ataque para num toque "quebrar" a defesa e colocar Everton Ribeiro em condições de abrir o placar.

O Diego, que lembrou o passado, é o que a torcida espera ver mais vezes em um ano tão sonhado. É o jogador em quem Abel confia e, por isso, colocou Arrascaeta - a maior contratação da história do clube - no banco de reservas. Sobre Diego, passes para o lado e recuos não bastam. Ele pode dar muito mais do que isso. É o que os rubro-negros tanto cobram, e puderam desfrutar ontem.

Contratados brilham, mas ninguém é tão importante quanto Everton Ribeiro

Everton Ribeiro - Alexandre Vidal / Flamengo - Alexandre Vidal / Flamengo
Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

O futuro do Flamengo também passa por Everton Ribeiro. Imaginá-lo fora do time é inviável no momento. O camisa 7 se desdobra em campo e cria uma série de jogadas partindo pelo lado direito. Ainda que Bruno Henrique e Gabigol estejam em grande fase, o meia é o ponto de equilíbrio do Rubro-negro até aqui.

A impressão é a de que o Flamengo pode até contratar outros jogadores, mas Everton Ribeiro terá o seu lugar garantido. O futuro, sem dúvidas, também passa por ele.

Diego Alves é o "goleiro dos sonhos" que voltou

Diego Alves - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

A melhor performance do Flamengo no ano também teve um Diego Alves inspirado. E justamente pouco tempo depois de quase ter saído do clube. O futuro do Rubro-negro era quase certo sem ele na reta final de 2018.

Mas o camisa 1 não só se viu novamente no "futuro" do Flamengo, como tem repetido as suas melhores atuações do passado. O pênalti defendido e a forma como tem jogado na temporada deixaram Abel Braga e torcedores seguros com relação ao gol.

E ainda tem Cuéllar...

Outro nome que chama a atenção em 2019 é velho conhecido da torcida do Flamengo. O volante colombiano Gustavo Cuéllar aparece com a forma física em dia no que envolve a marcação aos adversários. Presente em todos os espaços do campo, ele foi ovacionado no Maracanã.

Cuéllar, por sua vez, mantém a regularidade há bastante tempo. É o passado recente do Flamengo e um futuro que pode dar certo. É inviável também imaginar o time sem ele. E, deste jeito, o Rubro-negro tenta se encontrar. Apresenta-se uma nova equipe, mas apoiada nas melhores peças já conhecidas e na repetição dos momentos de destaque em um passado nem tão distante assim.

Quem é o destaque do Flamengo até aqui em 2019?

Resultado parcial

Total de 2722 votos
36,26%
Thiago Ribeiro/AGIF
4,48%
Thiago Ribeiro/AGIF
7,35%
Thiago Ribeiro/Agif
8,93%
Alexandre Vidal/ Flamengo
12,16%
Alexandre Vidal / Flamengo
1,18%
Alexandre Vidal/CR Flamengo
28,91%
Gilvan de Souza / Flamengo
0,73%
Ale Cabral/AGIF