PUBLICIDADE
Topo

Palmeiras

Rival do Palmeiras, Junior foge do Carnaval e é único invicto do Colombiano

Vice-campeão da última Sul-Americana, Junior Barranquilla é a sensação do futebol colombiano atualmente - Didier Cano
Vice-campeão da última Sul-Americana, Junior Barranquilla é a sensação do futebol colombiano atualmente Imagem: Didier Cano

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

05/03/2019 04h00

O Junior Barranquilla (COL) promete ser um adversário e tanto para o Palmeiras amanhã, quando as equipes estreiam na Copa Libertadores da América. Atual campeão nacional, o time já faturou um título em 2019, mantém invencibilidade no Colombiano e tem aproveitamento muito bom em casa. Na última semana, até fugiu do Carnaval para manter a boa fase.

O time teve que viajar mais de mil quilômetros para enfrentar o Once Caldas no último sábado (2). Como é Carnaval, o técnico Luis Fernando Suárez aproveitou a distância para manter o elenco longe da folia de Barranquilla. A festa na cidade é uma das maiores da Colômbia, considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. O Junior treinou no domingo pela manhã na cidade de Pereira e só à noite voltou para Barranquilla.

A vitória por 1 a 0 sobre o Once Caldas foi com time misto, justamente pela prioridade ao duelo contra o Palmeiras. Atual campeão colombiano, o Junior sofreu apenas uma derrota em 2019 e mesmo este revés não teve consequências: tomou 2 a 1 do Tolima em casa na decisão da Superliga, mas deu o troco do jogo de volta e levantou o primeiro título do ano.

A derrota em casa não é comum, pois o Junior Barranquilla costuma ser dominante no Estádio Metropolitano. No recorte dos últimos 40 jogos, que corresponde ao período desde o início de 2018, a equipe mantém aproveitamento de 70,8% e só perdeu cinco partidas como mandante - a mais importante delas justamente para o Palmeiras, por 3 a 0, na Libertadores passada.

Após oito rodadas o Junior é o único time invicto no Campeonato Colombiano, somando cinco vitórias, três empates e a vice-liderança. A equipe defende nove partidas de invencibilidade no confronto das 21h30 (de Brasília) de amanhã, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores.

Palmeiras