Topo

Liverpool goleia e mantém liderança; Manchester City vence e segue na caça

Carl Recine/Reuters
Imagem: Carl Recine/Reuters

Do UOL, em São Paulo

27/02/2019 18h51

Liverpool e Manchester City fizeram o que suas torcidas esperavam e venceram seus jogos hoje, isolando-se um pouco mais na disputa pela primeira colocação - e pelo título - do Campeonato Inglês 2018/2019. Enquanto o time de Jürgen Klopp recebeu o Watford e goleou por fáceis 5 a 0, os comandados de Pep Guardiola encararam o West Ham no Etihad Stadium e venceram por 1 a 0.

Com os resultados, o Liverpool manteve-se na ponta, com 69 pontos em 28 jogos. O City tem um ponto a menos. O Tottenham é terceiro colocado, permanecendo com 60 em 28 rodadas após após perder hoje por 2 a 0 para o Chelsea.

Brasileiros em campo

No Liverpool, o goleiro Alisson e o volante Fabinho começaram a partida como titulares. Roberto Firmino, que se machucou no fim de semana, não ficou nem no banco. Já no Manchester City, o goleiro Ederson e o lateral direito Danilo foram escalados, enquanto Fernandinho e Gabriel Jesus não foram relacionados. O West Ham teve Felipe Anderson.

Mané brilha e faz dois em 20 min

No jogo do Liverpool, Sadio Mané precisou de pouco tempo para jogar toda a pressão do resultado para o Watford. Primeiro, aos 9 min do primeiro tempo, Trent Alexander-Arnold cruzou pela direita para o senegalês desviar de cabeça e abrir o placar. Depois, aos 20 min, o mesmo Alexander-Arnold levantou na área; Mané dominou, voltou para buscar e surpreendeu o goleiro Ben Foster com um toque de calcanhar.

De calcanhar, Sadio Mané fez 2 a 0 para o Liverpool ainda no primeiro tempo diante do Watford - Russell Cheyne/Reuters - Russell Cheyne/Reuters
De calcanhar, Sadio Mané fez 2 a 0 para o Liverpool ainda no primeiro tempo diante do Watford
Imagem: Russell Cheyne/Reuters

Enquanto isso, em Manchester...

No Etihad Stadium, o Manchester City controlou todo o primeiro tempo, mas com pouca ofensividade. As principais chances vieram nos cinco primeiros minutos, quando o time de Pep Guardiola sufocou o West Ham em alta velocidade. Aos 4 min, David Silva recebeu de Kevin de Bruyne e desviou, acertando a trave.

West Ham ameaça, mas City cresce

Apático no primeiro tempo diante do Manchester City, o West Ham criou sua melhor oportunidade de gol aos 4 min do segundo. Após passe de Manuel Lanzini pela esquerda, Andy Carroll apareceu na direita para escorar, obrigando Ederson a fazer grande defesa.

Só que foi o City que abriu o placar, após pênalti cometido por Felipe Anderson sobre Bernardo Silva aos 13 min. Na cobrança, Sergio Agüero bateu no canto esquerdo do goleiro Lukasz Fabianski e fez.

De pênalti, Agüero faz 1 a 0 para o Manchester City diante do West Ham - Jason Cairnduff/Reuters - Jason Cairnduff/Reuters
De pênalti, Agüero faz 1 a 0 para o Manchester City diante do West Ham
Imagem: Jason Cairnduff/Reuters

De quebra, quase veio o segundo aos 19 min: após jogada pela direita, Agüero deixou passar e Raheem Sterling chutou, mas Fabianski defendeu - no rebote, David Silva chutou e só não fez porque Ryan Fredericks cortou em cima da linha. O próprio Sterling teve nova chance aos 31 min, mas escorou para fora o passe de Bernardo Silva pela direita.

Em Liverpool, goleada: 5 a 0

Se teve relativa facilidade no primeiro tempo, o Liverpool decidiu o jogo no segundo. Aos 20 min, Divock Origi recebeu na esquerda do ataque, levou à linha de fundo, trouxe para o centro e bateu cruzado, fazendo 3 a 0. Depois, aos 34 min, Trent Alexander-Arnold bateu falta na área pela direita e Virgil van Dijk cabeceou para mandar para as redes. Depois, aos 37 min, Robertson cruzou, o camisa 4 subiu mais alto que a defesa e cabeceou de novo para dar números finais à goleada.

Outros jogos

Também hoje, o Arsenal fez 5 a 1 no Bournemouth e chegou a 56 pontos, terminando a rodada na quarta colocação. O Southampton bateu o Fulham por 2 a 0, enquanto o Manchester United derrotou o Crystal Palace fora de casa por 3 a 1.