Topo

Um mês sem Neymar: PSG tem Mbappé protagonista e ascensão de Dí Maria

Neymar mostra expressão de dor em partida entre PSG e Strasburgo - Charles Platiau/Reuters
Neymar mostra expressão de dor em partida entre PSG e Strasburgo Imagem: Charles Platiau/Reuters

Flávio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/02/2019 04h00

No dia 23 de janeiro, Neymar saiu lesionado da vitória por 2 a 0 do Paris Saint-Germain sobre o Strasbourg, pela segunda rodada da Copa da França. Hoje, faz um mês que a equipe da capital francesa confirmou uma nova lesão no quinto metatarso do pé direito do jogador.

Desde então, o PSG conheceu sua primeira derrota no Campeonato Francês, viu Kylian Mbappé assumir definitivamente o status de protagonista dentro da equipe e viveu a ascensão inesperada de Angel Dí Maria. 

O PSG liberou o dono da camisa 10 para vir ao Brasil passar um período de dez dias. Neymar avisou à diretoria que acompanhará o jogo de volta na Liga dos Campeões, contra o Manchester United, no dia 6 de março, no Parque dos Príncipes. 

Primeira derrota no Campeonato Francês

Sem Neymar, no dia 3 de fevereiro, o PSG perdeu por 2 a 1 para o Lyon e conheceu a sua primeira derrota no Campeonato Francês. Placar muito diferente do primeiro turno da competição, quando a equipe do brasileiro venceu por 5 a 0 o Lyon, com quatro gols de Mbappé e um de Neymar.

PSG e Lyon se enfrentaram pela 23ª rodada do Campeonato Francês - ROMAIN LAFABREGUE / AFP - ROMAIN LAFABREGUE / AFP
PSG e Lyon se enfrentaram pela 23ª rodada do Campeonato Francês
Imagem: ROMAIN LAFABREGUE / AFP

Festão de Aniversário 

No dia 5 de fevereiro, Neymar completou 27 anos de vida. Um dia antes, uma festa de arromba contou com diversos convidados e shows de Marília Mendonça e Wesley Safadão. 

Mesmo com muletas e, em alguns momentos, em cadeira de rodas, o atacante brasileiro não deixou de curtir a sua festa. Subiu no palco com seus colegas de PSG e cantou ao lado dos músicos que foram convidados. 

A Red Bull foi responsável pela festa de Neymar  - Thomas SAMSON / AFP - Thomas SAMSON / AFP
A Red Bull foi responsável pela festa de Neymar
Imagem: Thomas SAMSON / AFP

Protagonismo de Mbappé

O atacante francês Kylian Mbappé já tinha dado mostras que poderia ser protagonista de uma equipe. Durante a Copa da Rússia, foi um dos principais nomes da seleção francesa que acabou conquistando o título.

Com a lesão de Neymar, o PSG viu seu principal jogador ficar de fora do seu maior desafio da temporada: as oitavas de final na Liga dos Campeões contra o Manchester United, que vivia um grande momento com o comando de Solskjaer.

Porém, o PSG venceu a partida por 2 a 0, em pleno Old Trafford, com um gol de Mbappé e outro do zagueiro Kimpembe. 

Com a ausência do brasileiro, o atacante de 20 anos alcançou, na vitória por 5 a 1 contra o Montpellier, a marca de 20 gols em 19 partidas no Campeonato Francês. Mbappé demonstrou mais uma vez que pode ser um dos líderes da equipe do PSG.

Mbappé comemora gol marcado contra o Saint-Étienne  - JEFF PACHOUD/AFP - JEFF PACHOUD/AFP
Mbappé comemora gol marcado contra o Saint-Étienne
Imagem: JEFF PACHOUD/AFP

Ascensão de Dí Maria

O trio de ataque do PSG era formado por Cavani, Mbappé e Neymar. Na ausência do brasileiro, Dí Maria era o substituo imediato. O argentino correspondeu e, ao lado de Mbappé, foi um dos protagonistas nos jogos importantes da equipe. 

Desde a lesão de Neymar, Dí Maria atuou em sete partidas como titular, marcou quatro gols (um deles no dia da lesão do brasileiro) e ajudou a equipe com 3 assistências. Duas dessas assistências contra o Manchester United, em que foi eleito o grande nome da partida. 

Di Maria comemora gol do PSG sobre o Montpellier - Xavier Laine/Getty Images - Xavier Laine/Getty Images
Di Maria comemora gol do PSG sobre o Montpellier
Imagem: Xavier Laine/Getty Images

Férias no Brasil

Na última quarta-feira (20), o PSG anunciou que Neymar voltará ao Brasil para passar um período de 10 dias como parte de seu tratamento da fratura no quinto metatarso do pé direito. 

Muitos internautas ironizaram o fato de a volta do brasileiro ao país coincidir com o final de semana do Carnaval, nos dias 2 e 3 de março. 

O jogador já avisou ao clube que não quer prolongar a folia e estará presente no estádio Parque dos Príncipes, no dia 6 de março, no jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões contra o Manchester United.

Neymar curtindo o Carnaval de 2014 - Reprodução / Instagram  - Reprodução / Instagram
Neymar curtindo o Carnaval de 2014
Imagem: Reprodução / Instagram