Topo

Corpos de 7 vítimas de incêndio em CT do Fla são identificados no IML

Adriano Wilkson e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/02/2019 09h44

O Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro liberou neste sábado (09) os corpos das sete vítimas já identificadas do incêndio que atingiu o Ninho do Urubu, CT do Flamengo, na última sexta-feira (8). Até o momento, quatro deles foram retirados por suas famílias e estão em traslado para seus respectivos velórios. São eles: Pablo Henrique de Oliveira, Vitor Isaías, Bernardo Pisetta e Arthur Vinícius.

Já os corpos de Gedson Santos, Athila Paixão e Christian Esmério, também já identificados, estão no local à espera da retirada.

Desta maneira, faltam a identificação de três corpos. O IML tenta esgotar todas as possibilidades antes de ter que realizar o exame de DNA. Assim, estão sendo pedidos qualquer tipo de exames para a família que possam ajudar na identificação. Athila Paixão e Christian Esmério, por exemplo, tiveram a identidade conferida por meio da arcada dentária. 

O velório de Pablo Henrique de Oliveira, que é primo do zagueiro Werley, do Vasco, deverá acontecer ainda na tarde deste sábado (9) em Oliveira, interior de Minas Gerais.

Leia também

O traslado do corpo de Pablo Henrique será feito de carro em um trajeto que costuma durar cerca de seis horas. Arthur Vinícius, cuja família mora em Volta Redonda, também deve ser velado e enterrado na tarde deste sábado. O Flamengo havia oferecido sua sede social para um velório coletivo, mas cada família deve fazer sua própria cerimônia.

Bernardo e Vitor, são naturais de Santa Catarina e sua família também pretendem velá-los em seu estado natal.

O médico do Flamengo João Marcelo Amorim está no IML neste sábado auxiliando os familiares das vítimas. 

O caso

O incêndio aconteceu nas primeiras horas desta sexta-feira. Os bombeiros foram acionados às 5h17 (de Brasília). O fogo atingiu a ala mais velha do CT, que servia de alojamento para as categorias de base do clube e recebia jogadores de 14 a 17 anos de idade. O local seria desativado e demolido nas próximas semanas. Autoridades do Rio de Janeiro trabalham com um problema no sistema de ar-condicionado do alojamento como principal hipótese para o ocorrido. 

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, decretou três dias de luto oficial após a tragédia. 

As vítimas

Foram confirmados 10 mortos e três feridos. As dez vítimas foram identificadas como Christian Esmerio Candido (15 anos), Vitor Isaías (15 anos), Jorge Eduardo, 15 anos, Pablo Henrique da Silva (15 anos), Bernardo Pisetta (14 anos)Arthur Vinicius (14 anos), Athila Paixão (14 anos), Gedson Santos (14 anos), Rykelmo Vianna (16 anos) e Samuel Thomas Rosa (15 anos).

Tragédia do CT do Flamengo: saiba quem são as vítimas

UOL Esporte

Os sobreviventes

Os bombeiros conseguiram resgatar três garotos: Cauan Emanuel Gomes Nunes, de 14 anos, Francisco Dyogo Bento Alves, 15, e Jhonata Cruz Ventura, 15. 

As informações são de que Jonathan está em estado gravíssimo e será transferido para o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Municipal Pedro II. O jovem tem de 30 a 35% do corpo queimado.

O local

mapa incendio ct flamengo  - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

O Ninho do Urubu fica localizado no bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e é utilizado para treinamentos do elenco profissional e das categorias de base. O CT passou por uma reforma que terminou em novembro de 2018, com a inauguração de um módulo moderno para os profissionais. A ala utilizada pelos garotos seria desativada e demolida nas próximas semanas.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e Secretário de Defesa Civil, Roberto Robadey, o alojamento em que estavam as vítimas da tragédia não tinha documentação.

"Não é exclusividade desse local. Mas as pessoas as vezes aprovam uma planta, aí quando vai ver resolve fazer puxadinho. Aumentar. A gente lamenta que as pessoas não possam fazer um planejamento adequado. É um ato final. Existe todo um procedimento. O fato de não ter a documentação implica até que não havia segurança. Muitas vezes até existe os dispositivos de segurança, mas ainda não teve uma regularização adotamos várias medidas para simplificar esse processo para agilizar", declarou Robadey em entrevista à rádio BandNews.

Flamengo

O elenco principal do clube rubro-negro teria trabalho programado para o Ninho do Urubu na manhã desta sexta-feira. A equipe faria o último treino antes do clássico contra o Fluminense pela Taça Guanabara. Tanto a atividade quanto o jogo foram cancelados após a tragédia. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro confirmou que não haverá rodada pelo Campeonato Carioca neste fim de semana. 

Solidariedade

Diversos clubes e personalidades do esporte se pronunciaram após o incêndio. Ídolo do Flamengo, Zico se disse chocado com a tragédia.

Formado nas categorias de base do clube, Vinícius Júnior, hoje no Real Madrid, lamentou nas redes sociais e pediu orações por todos. O presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão também se pronunciaram sobre o caso. Outra personalidade que também manifestou sua solidariedade foi o narrador Galvão Bueno, da Globo.