Topo

Antes do torneio, Xavi acertou Qatar campeão e Japão vice da Copa da Ásia

Do UOL, em São Paulo

01/02/2019 16h17

Talvez o título do Qatar na Copa da Ásia de 2019 tenha a surpreendido muita gente, mas não a Xavi Hernández. Em dezembro, o ex-meio-campista do Barcelona não só apostava no título dos qatarianos, como ainda apontava o Japão como vice-campeão - o que de fato aconteceu.

Qatar e Japão decidiram a Copa da Ásia nesta sexta-feira (1), em Abu Dhabi (Emirados Árabes). Na decisão, a seleção do país-sede da Copa do Mundo de 2022 venceu por 3 a 1, com gols de Almoez Ali, Abdulaziz Hatem e Akram Afif. Takumi Minamino fez o gol nipônico.

Leia também:

No fim de 2018, antes ainda do início da competição, Xavi foi convidado de um programa do canal Al Kass, do Qatar, para palpitar a respeito. E não decepcionou: apontou que a seleção qatariana venceria os japoneses na decisão.

Em dezembro, meia foi a TV e 'previu' vitória do Qatar sobre o Japão em final - Reprodução - Reprodução
Em dezembro, meia foi a TV e 'previu' vitória do Qatar sobre o Japão em final
Imagem: Reprodução

E não foi só. A previsão de Xavi ainda estava correta quanto a sete das oito seleções nas quartas de final. De um lado da chave, o meia - desde 2015 no Al-Sadd (Qatar) - acertou previamente os duelos Austrália x Emirados Árabes e Coreia do Sul e Qatar. Do outro, cravou o jogo Irã x China.

Xavi acertou três confrontos das quartas de final e só errou uma seleção na fase - Reprodução - Reprodução
Xavi acertou três confrontos das quartas de final e só errou uma seleção na fase
Imagem: Reprodução

A única surpresa foi a seleção do Vietnã, que caiu nas quartas de final diante do Japão. Na previsão de Xavi, os nipônicos garantiriam vaga nas semifinais com uma vitória sobre o Iraque - que, na verdade, caiu nas oitavas de final.