Topo

Athletico demite Rui Costa após seis meses como diretor de futebol

Rui Costa deixou o Athletico nesta quinta-feira (31) - Reprodução TV CAP
Rui Costa deixou o Athletico nesta quinta-feira (31) Imagem: Reprodução TV CAP

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

31/01/2019 12h37Atualizada em 31/01/2019 13h10

O Athletico Paranaense anunciou nesta quinta-feira (31) a demissão do diretor de futebol Rui Costa, que foi contratado pelo clube em agosto de 2018. Em uma nota curta, o clube não apresentou as razões para a decisão, tampouco indicou o substituto para o cargo. Rui Costa participou da montagem do elenco 2019 e esteve na função durante o título da Copa Sul-Americana na temporada passada.

O UOL Esporte tentou contato com Rui Costa, que atendeu a reportagem mas não aceitou dar entrevista. De forma sucinta, agradeceu a oportunidade no Athletico e disse que manteve uma distância do convívio da imprensa por respeito à política do clube, afirmando que o ciclo no Furacão se encerrou. A assessoria de Costa enviou no início da tarde desta quinta uma nota falando da saída. 

No texto, o agora ex-diretor diz que "foi um período de muitas alegrias, aprendizado e conquistas inesquecíveis, como a Copa Sul-Americana. Saio do clube com certeza de que o projeto do qual fiz parte trará ainda muitas alegrias e vitórias ao rubro-negro. (...) Mesmo longe do dia-a-dia, seguirei com uma parte do meu pensamento na Baixada. Acredito muito nessa garotada que hoje representa a agremiação no Campeonato Paranaense. Independentemente de resultados imediatos, teremos muitos frutos saindo dessa nova geração. E saio convicto de que o CAP fará uma grande Taça Libertadores e continuará entre os melhores do Brasileirão."

Costa ainda agradeceu nominalmente aos presidentes Luiz Sallim Emed e Mario Celso Petraglia, mas não citou o vice de futebol Marcio Lara, com quem tinha convívio diário. Citou ainda a comissão técnica e os jogadores.

O Athletico já vinha preparando o hoje zagueiro Paulo André para assumir uma função administrativa. Paulo André vem participando de negociações, mas seguirá jogando até o meio do ano. Foi a segunda demissão atleticana no mesmo cargo em um período menor que um ano. Antes, o executivo Sidclei Menezes, hoje no Vila Nova-GO, havia sido desligado.

Confira a nota publicada pelo clube:

"Rui Costa não é mais diretor de futebol do Athletico Paranaense. O profissional, que chegou ao Furacão no final de agosto de 2018, desligou-se do Clube nesta quinta-feira (31).

O CAP agradece os serviços prestados e deseja sucesso na sequência da carreira."