Topo

O que se sabe e não se sabe sobre a nova lesão de Neymar no pé direito

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/01/2019 17h23

Quase um ano depois, Neymar voltou a fraturar o quinto metatarso do pé direito, lesão que quase o tirou da Copa do Mundo de 2018. Fora de ação do PSG desde a semana passada, o craque brasileiro ainda tem o tempo de recuperação totalmente indefinido. Tanto o clube francês quanto a seleção brasileira agem com cautela diante do novo problema com o osso operado em 2018.

Para reunir todas as informações devidamente tornadas públicas sobre a nova lesão de Neymar, o UOL Esporte listou o que se sabe e o que não se sabe sobre o estado físico do atacante. Ele vai operar? Joga a Copa América? E o duelo contra o Manchester United pela Liga dos Campeões?

O que se sabe

Local do problema é o mesmo lesionado em 2018

PSG Neymar Olympique - AFP PHOTO / GEOFFROY VAN DER HASSELT - AFP PHOTO / GEOFFROY VAN DER HASSELT
Neymar se machucou contra o Olympique e só voltou a jogar pela seleção
Imagem: AFP PHOTO / GEOFFROY VAN DER HASSELT

As pancadas de Moataz Zemzemi ocasionaram uma nova lesão no quinto metatarso do pé direito do craque da seleção brasileira. É o mesmo osso fraturado em fevereiro de 2018 e que quase tirou o camisa 10 da Copa. Há quase um ano, Neymar operou no Brasil e permaneceu três meses afastado do Paris Saint-Germain, voltando às atividades somente na preparação para o Mundial da Rússia.

Desfalque para Tuchel...

Embora ainda não tenha tratamento definido, Neymar está fora do primeiro confronto diante do Manchester United, válido pelas oitavas de final da Liga dos Campeões e agendado para o dia 12 de março. O próprio técnico do PSG, Thomas Tuchel, confirmou a ausência do brasileiro dias depois da lesão ocorrida pela Copa da França.

...desfalque para Tite

Neymar Tite - João Henrique Marques/UOL - João Henrique Marques/UOL
Tite descartou chamar Neymar para os testes de março da seleção brasileira
Imagem: João Henrique Marques/UOL

A seleção brasileira também não vai contar com o atacante para os amistosos do mês de março - por enquanto, apenas o jogo contra a República Tcheca, dia 26, está marcado. Tite descartou chamar Neymar em entrevista na última segunda-feira. "Neymar não vai pagar o preço por causa da saúde. Perco meu emprego, mas não vou carregar essa responsabilidade de convocá-lo".

O que não se sabe

Fora até quando?

O PSG ainda não definiu qual o tipo de tratamento para o problema de Neymar no pé direito. Embora especialistas tenham estipulado o prazo mínimo de dois meses para o retorno do camisa 10, não há qualquer pronunciamento oficial por parte do time ou da seleção sobre quando o craque volta à ação.

Vai operar?

O Paris Saint-Germain ainda não definiu como tratará a nova fratura de Neymar. A ideia inicial é utilizar-se de um tratamento mais conservador, a fim de poupar o jogador de novo procedimento cirúrgico. Contudo, uma nova operação não está descartada pelo clube.

Tem tempo de jogar Copa América?

Neymar Copa América - Divulgação - Divulgação
Copa América é a principal competição da seleção brasileira em 2019
Imagem: Divulgação

Este mistério sobre a recuperação coloca em xeque a presença de Neymar na Copa América. Há um ano, o craque se machucou no fim de fevereiro e só voltou a campo em maio, na preparação do Brasil para a Copa do Mundo. O torneio continental, que terá justamente o país pentacampeão mundial como sede, tem início em 14 de junho; a final, no Maracanã, vai ocorrer em 7 de julho.