Topo

Ela deixou o Afeganistão após morte do pai; agora, reforça o ataque do PSG

Nadia Nadim, 31 anos, defende a seleção da Dinamarca e estava no Manchester City - Paris Saint-Germain/Divulgação
Nadia Nadim, 31 anos, defende a seleção da Dinamarca e estava no Manchester City Imagem: Paris Saint-Germain/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/01/2019 13h04

O Paris Saint-Germain anunciou nesta quinta-feira (3) um reforço para seu time feminino. Trata-se da atacante dinamarquesa Nadia Nadim, que estava no Manchester City. Nadia fica no clube originalmente até o fim de junho de 2019.

Aos 31 anos, a jogadora chama a atenção não apenas por seu futebol, mas também por sua história de vida. Nascida em Herat (Afeganistão), ela era filha de um general do Exército Nacional Afegão que foi morto por talibãs em 2000.

"O Talibã o pegou, disse Nadia ao site da Fifa no último ano. "Ele desapareceu e nós sabíamos que ele não iria voltar. Ele foi assassinado".

Com a morte do pai, a mãe de Nadim fugiu do Afeganistão com ela e as outras quatro irmãs. "Éramos seis mulheres sozinhas. Não tínhamos futuro, escola ou trabalho. Nós nem podíamos andar na rua sem um homem conosco".

Nadia e sua família deixaram o país em uma van até o Paquistão. Com passaportes falsos, elas viajaram para a Itália na esperança de conseguirem entrar na Inglaterra. Acabaram fixando residência na Dinamarca, onde Nadia começou a carreira no futebol.

Atleta do IK Skovbakken entre 2006 e 2012, ela ainda passou pelo Fortuna Hjoerring entre 2012 e 2015 e de 2015 a 2016. Fora da Dinamarca, jogou nos EUA por Sky Blue FC (2014 a 2015) e Portland Thorns (2016 a 2017). Em 2018, chegou ao Manchester City.

Desde 2009, Nadia Nadim defende a seleção dinamarquesa. Pela equipe nacional, foram 85 convocações e 29 gols, segundo dados divulgados pelo site do PSG. Em 2017, marcou duas vezes na campanha que levou as dinamarquesas ao vice-campeonato da Eurocopa.

Na chegada ao clube francês, Nadia se disse "muito feliz". "O Paris Saint-Germain é um grande clube europeu, com o qual desejo ganhar muitos títulos. É uma equipe com muita ambição e muitos talentos. Estou convencida de que vou encontrar aqui um quadro perfeito para atingir o mais alto nível nacional e internacionalmente", declarou.

Na nova equipe, ela terá a companhia de duas brasileiras: a zagueira Daiane Santos (ex-Kindermann, Tiradentes, XV de Piracicaba e Rio Preto) e a meia Formiga.