Líder da Série B espanhola contraria 'fator grana' e tenta unir rivais

Um time da segunda divisão da Espanha está contrariando a lógica financeira para liderar a corrida rumo a uma das elites mais desejadas do mundo. Entre os cinco clubes do campeonato com menor receita, o Alcorcón é apontado como a surpresa da temporada e está deixando favoritos para trás. Sua principal filosofia é a da boa convivência. E isso engloba jogadores, torcida, mídia e adversários.
Com uma receita que se aproxima dos 5 milhões de euros, o Alcorcón está muito distante nesse quesito dos clubes mais ricos da segunda divisão. La Coruña, Las Palmas e Málaga, por exemplo, estão na casa dos 60 milhões. Granada e Osasuna superam os 20 milhões. Não à toa, parte da imprensa espanhola aponta essa edição da liga de acesso como uma das melhores da história.
Nesse contexto, o Alcorcón é um intruso com “I” maiúsculo. Disputadas 15 de 42 rodadas da fase classificatória, o time da região metropolitana de Madri está na liderança com 33 pontos. Na sequência aparecem La Coruña (30), Málaga (29) e Granada (28). O Albacete, com 27, está em quinto lugar e fora da zona de classificação para os playoffs.
Para quem está dentro do clube, o segredo do Alcorcón é o conceito de boa convivência em todas as esferas possíveis. [O segredo] é o vestiário. É um dos melhores que já vi, não só porque temos bons jogadores, mas porque temos pessoas incríveis. É uma família”, avaliou o defensor David Fernández.
Mas algumas iniciativas extracampo chamam mais atenção. Uma delas é em relação às torcidas. Além de promover ações para unir suas dez principais organizadas, o Alcorcón promove uma “fan zone” em todo jogo em casa com a intenção de reunir também os torcedores adversários.
O clube oferece comidas, bebidas, sorteios e outras ativações de marketing para criar um clima amistoso antes das partidas. O mesmo conceito é usado com a mídia que acompanha o dia a dia do Alcorcón.
Com certa frequência, jornalistas são convidados a passarem algumas horas com dirigentes, comissão técnica e um jogador, sem horário restrito. A ideia é aproximar todos os envolvidos, cada um na sua competência.
O Alcorcón é de propriedade do milionário belga Roland Duchâtelet, que também possui clubes na Inglaterra (Charlton), na Alemanha (Carl Zeiss Jena) e na Hungria (Ujpest). Com problemas à frente do Charlton, ele já declarou que foi um erro investir em tantos clubes. No caso do Alcorcón, no entanto, é o contrário. Os frutos estão aparecendo mesmo sem valores astronômicos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.