Topo

Na despedida de Rooney, jovens brilham e Inglaterra vence EUA em amistoso

JOHN SIBLEY/Action Images via Reuters
Imagem: JOHN SIBLEY/Action Images via Reuters

Do UOL, em São Paulo

15/11/2018 20h05

No último ato de Wayne Rooney com a camisa da seleção, a Inglaterra venceu os Estados Unidos por 3 a 0 em amistoso realizado nesta quinta-feira (15) no estádio de Wembley. O ex-atacante de Manchester United, de 33 anos, deixou o banco de reservas aos 13 minutos do segundo tempo e fez a sua despedida da equipe. Na partida que encerrou a trajetória do veterano e maior artilheiro da história da Inglaterra, brilharam os jovens: Jesse Lingard, Trent Alexander-Arnold e Callum Wilson marcaram os gols do triunfo - os jogadores têm, respectivamente, 25, 20 e 26 anos.

Desde antes da bola rolar, o clima era de homenagens para Rooney. Apesar de começar no banco de reservas, o jogador era a grande estrela do confronto. Ao entrar em campo com a camisa da seleção pela 120ª vez no início do segundo tempo, ele vestiu a braçadeira de capitão e fez seus últimos lances pelo time inglês.

Apesar das atenções voltadas para o atacante que atualmente defende o DC United na Major League Soccer (Liga Profissional dos EUA), o triunfo saiu dos pés dos mais novos. Aos 26 minutos da etapa inicial, Lingard abriu o placar com um belo chute da entrada da área. Ele recebeu passe de Dele Alli e bateu com muita categoria para marcar um golaço. Dois minutos depois, Alexander-Arnold  apareceu pelo lado direito da área e chutou cruzado para ampliar.

Lingard comemora gol da Inglaterra contra os EUA - Catherine Ivill/Getty Images - Catherine Ivill/Getty Images
Atacante Jesse Lingard abriu o placar para a vitória da seleção inglesa contra os EUA
Imagem: Catherine Ivill/Getty Images

A vitória foi sacramentada aos 32 minutos do segundo tempo, quando Rooney já estava em campo. Callum Wilson antecipou a marcação após cruzamento da esquerda e completou para a meta.

No apito final, Rooney se despediu da seleção com uma marca de 120 jogos e 59 gols. Ele é o segundo jogador com mais convocações para o time inglês - atrás apenas do goleiro Peter Shilton, chamado 125 vezes - e participou de três Copas do Mundo (2006, 2010 e 2014).

Após a partida, o atacante agradeceu o apoio de fãs e torcedores nesta quinta-feira e ao longo de sua trajetória pela seleção. "Obrigado a todos os fãs pelo seu apoio esta noite e ao longo dos anos, agradeço a todos. Uma jornada que nunca esquecerei", escreveu Rooney.

Com o resultado, o time comandado por Gareth Southgate chegou ao quarto jogo de invencibilidade. A equipe volta a campo no próximo domingo (18), pela última rodada do Grupo 4 da Liga das Nações. A equipe enfrenta a Croácia, está na segunda posição da chave e precisa do triunfo para se classificar à semifinal do torneio.