Topo

Após avaliação, Conmebol confirma final da Libertadores para este domingo

Trio de arbitragem inspeciona o gramado do estádio do Boca - Eitan ABRAMOVICH / AFP
Trio de arbitragem inspeciona o gramado do estádio do Boca Imagem: Eitan ABRAMOVICH / AFP

Do UOL, em São Paulo

11/11/2018 12h05

Aquele que está sendo considerado o jogo mais importante da história do futebol argentino vai finalmente acontecer. A Conmebol confirmou para este domingo, às 17h, a primeira partida da final da Copa Libertadores entre Boca Juniors e River Plate no estádio La Bombonera. O jogo estava marcado para sábado e foi adiado por causa de fortes chuvas em Buenos Aires.

A autorização para a bola rolar ocorreu depois que a Conmebol avaliou as condições do gramado. “A inspeção realizada pelos funcionários da Conmebol determinou que o campo de jogo da Bombonera está em condições para a disputa da rodada final da Cobmebol Libertadores 2018”, escreveu a entidade em um post Twitter no final da manhã de domingo.

O adiamento da final afligiu os torcedores dos dois times durante todo o sábado. Desde o começo do dia, uma tempestade caía sobre Buenos Aires, o gramado estava alagado da Bombonera e as arquibancadas ficaram cheias de poças d'água. O que todos temiam foi confirmado pelo árbitro em inspeção realizada 40 minutos antes do apito inicial.

Havia inclusive a possibilidade de a partida não ser realizada neste domingo porque a previsão de tempo continuava a apontar chuvas torrenciais. Como a perspectiva não se confirmou, os times vão a campo. Mas a demora na tomada de uma decisão confundiu os clubes e o ônibus do Boca Juniors chegou a deixar a concentração.

Bombonera - Eitan ABRAMOVICH / AFP - Eitan ABRAMOVICH / AFP
Imagem: Eitan ABRAMOVICH / AFP

A expectativa para o confronto é ainda maior porque é a última vez que a final da Libertadores será em duas partidas. Por coincidência, é a primeira vez que dois clubes argentinos fazem a decisão. A partir do próximo ano, a final será em jogo único.

Além de fazer os torcedores esperarem mais um dia, o adiamento teve impacto no calendário do futebol argentino. Neste domingo, havia Vélez e San Lorenzo, partida que precisou ser adiada. Um representante do campeonato nacional se reunirão com diretores dos dois canais de televisão que detêm os direitos de transmissão para decidir como proceder com o restante da rodada.