Topo

Ex-Arsenal é condenado a 50 dias de prisão na Dinamarca por agressão

Atacante de 30 anos recorreu de sentença e aguarda decisão em liberdade - Martin Sylvest/AP
Atacante de 30 anos recorreu de sentença e aguarda decisão em liberdade Imagem: Martin Sylvest/AP

Do UOL, em São Paulo

02/11/2018 14h25

O atacante dinamarquês Niklas Bendtner, que viveu o auge da carreira em clubes como Arsenal e Juventus e atualmente defende o Rosenborg, da Noruega, foi condenado em seu país a 50 dias de prisão por agredir um taxista. O episódio ocorreu em setembro, quando o jogador saía de uma festa de madrugada acompanhado por sua namorada, e câmeras de segurança flagraram o momento do soco de Bendtner na vítima, que precisou passar por cirurgia após ter o maxilar quebrado. As imagens foram usadas no Tribunal da Cidade de Copenhagen, que definiu a condenação nesta sexta-feira.

Bendtner entrou com recurso após a condenação e ainda não está detido até que uma corte superior julgue o caso. Ele também recorre de uma indenização de 11.350 coroas dinamarquesas (cerca de R$ 6,5 mil).

De acordo com a decisão em primeira instância, o jogador dinamarquês não tinha razão em agredir o taxista, que anteriormente havia jogado um objeto (uma garrafa ou lata) nele. O motorista havia reagido ao fato de que Bendtner e sua namorada deixaram o carro sem pagar pela corrida. 

Está longe de ser a primeira polêmica de Bendtner: ele já acumula no histórico eventos como punição por mostrar a marca de patrocinador na cueca ao comemorar um gol da Dinamarca contra Portugal, gancho de seis meses da seleção por ter sido flagrado dirigindo alcoolizado na contramão de uma avenida no centro de Copenhagen, além de ter baixado as calças e se esfregado no carro de um taxista por causa de uma briga, um desentendimento com um hóspede de hotel onde a seleção estava concentrada e duas prisões, por depredar carro e invadir piscina durante uma festa em condomínio. Nas redes sociais também há polêmicas: postou uma foto ao lado do cantor Snoop Dogg exaltando o uso de drogas e posou para uma foto pelado, com a virilha coberta por um sutiã rosa.

Aos 30 anos, Bendtner não tem sido mais convocado para a seleção da Dinamarca justamente pelo histórico turbulento. Ele jogou o torneio em 2010 e chegou a fazer um gol. Revelado pelo Arsenal, defendeu ainda Birmingham, Sunderland, Juventus, Wolfsburg e Nottingham  Forest antes de chegar ao Rosenborg, onde tem contrato até o meio do ano. O clube não se posicionou sobre a pena de seu atacante.