Topo

Federação Mineira aprova uso do VAR a partir da semi no estadual de 2019

Mineirão já utilizou o VAR em 2018 em jogos da Libertadores e Copa do Brasil - Reprodução/Mineirão
Mineirão já utilizou o VAR em 2018 em jogos da Libertadores e Copa do Brasil Imagem: Reprodução/Mineirão

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

23/10/2018 16h12

O Campeonato Mineiro de 2019 terá o uso do VAR nas semifinais e na decisão do torneio. A novidade foi decidida nesta tarde de terça-feira após reunião com a presença de representantes dos 12 clubes participantes, na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF).

Todos os representantes presentes votaram a favor da implementação da tecnologia. A Federação Mineira será responsável por arcar com os custos do VAR nos quatro jogos (duas semifinais e duas finais), desde que os estádios estejam homologados, ou seja, apresentem estrutura suficiente para receber os equipamentos.

Em Minas Gerais, o VAR já foi utilizado em algumas ocasiões neste ano, todas no Mineirão. Pela Libertadores, a tecnologia estreou na partida do Cruzeiro contra o Boca Juniors. Pela Copa do Brasil, foi usada nos confrontos contra Santos, Palmeiras e Corinthians.

Além adotar o uso da tecnologia para a próxima edição, ficou definido também a manutenção da fórmula utilizada nesta temporada, com oito clubes se classificando para as quartas de final, esta disputada em jogo único. Os dois últimos da primeira fase serão rebaixados.

Somente o Cruzeiro, representado pelo supervisor administrativo Benecy Queiroz, discordou da manutenção do formato, votando pelo fim das quartas de final, como acontecia nos últimos anos até 2016. Outra novidade foi que as quartas de final só poderão ser jogadas em estádios com capacidade mínima de 10 mil torcedores.