Topo

"Messi é um animal competitivo, feroz", diz Guardiola

Do UOL, em São Paulo

14/10/2018 13h37

Definir o que representa Lionel Messi para uma equipe é algo que o técnico Pep Guardiola pode fazer com precisão. Em evento com os italianos Arrigo Sacchi e Carlo Ancelotti, o técnico do Manchester City disse que Messi é “um animal competitivo”.

Segundo Guardiola, o argentino é uma pessoa “Introvertida. É um animal competitivo, feroz. Que ajuda aos que estão por perto a ser melhores. Odeia perder, joga como quando era pequeno e nos grandes eventos, se a equipe o acompanha, marca a diferença”.

Nos últimos dias, o dono do City afirmou que tentou contratar Messi e contou com a ajuda de Guardiola. Horas depois, o clube inglês desmentiu a informação do próprio presidente.

O espanhol falou também sobre o time do Barcelona comandado por ele e que venceu três vezes o Campeonato Espanhol, duas vezes a Liga dos Campeões e duas vezes o Mundial de Clubes.

“Isso acontece apenas uma vez na vida. Um clube que apostou na categoria de base e saíram jogadores como Puyol, Xavi, Iniesta, Valdés... que entraram como crianças em La Masia (academia de base do Barcelona), um clube com dinheiro para contratar os melhores estrangeiros e com, de longe, o melhor jogador”, disse Pep.

Antes de assumir o time principal do Barcelona, Guardiola foi treinador do Barcelona B e conhecia os jogadores desde a base.

“O que queríamos em campo a maioria deles vinha fazendo desde muitos anos já”, afirmou Guardiola. “Recordo com certa nostalgia”, completa.