Topo

Ajuda na gravidez e com creches: jogadoras espanholas conquistam direitos

Jogadoras espanholas conquistam novos direitos no futebol - Divulgação
Jogadoras espanholas conquistam novos direitos no futebol Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/10/2018 04h00

As jogadoras de futebol da Espanha tiveram uma vitória importante. Depois de dois meses de negociações, foram aprovadas normas para melhorar a qualidade de vida dessas atletas, possibilitando que construam famílias sem serem prejudicadas profissionalmente. Os principais passos já estabelecidos ajudam na questão da maternidade, da gestação aos primeiros anos de vida dos filhos.

Segundo a junta diretiva da federação espanhola, as jogadoras terão um auxílio financeiro quando estiverem grávidas, melhorando as condições enquanto elas não puderem jogar profissionalmente. Além disso, também ganharão uma espécie de “auxílio creche” para que, depois do nascimento, tenham mais opções de onde deixar os filhos ao voltarem aos gramados.

“Essa decisão histórica permitirá e incentivará a conciliação de tarefas das jogadoras, melhorando as condições de trabalho de todas elas”, anunciou a federação espanhola.

Outra medida tomada pelos dirigentes no aspecto financeiro será dar uma premiação extra aos semifinalistas da Copa da Rainha, torneio eliminatório que é a disputa mais antiga de clubes da Espanha. Os finalistas terão uma bonificação maior.

As decisões foram tomadas em conjunto entre federação e clubes após uma reivindicação da associação das jogadoras. Nos encontros, a federação espanhola também já sinalizou a necessidade de mais acordos serem feitos, como o que estabelece um salário mínimo.

“Além de outras condições básicas para que as jogadoras possam desempenhar sua profissão em condições dignas e de igualdade”, completou a entidade que dirige o futebol espanhol.