Bermuda proibida e cuidado com religião: seleção terá cartilha na Arábia

Reunida em Londres (Inglaterra) desde o início da semana, a seleção brasileira se prepara para os amistosos contra Arábia Saudita e Argentina nos próximos dias. As orientações ao time, no entanto, não se restringem à parte tática. O grupo de Tite também tem recebido dicas sobre comportamento nos próximos dias.
Com os jogos marcados para Riad e Jeddah, os jogadores precisarão seguir uma espécie de cartilha para o período nas cidades sauditas.
“O pessoal do estafe já sentou e conversou com a gente. Explicaram que não podemos andar de bermuda no meio da rua naquele calor, complicado [risos]. Mas temos que respeitar. É algo da cultura deles, temos que respeitar”, contou o goleiro Éderson, citando a temperatura que pode bater a casa dos 40 graus nos dias em que a seleção estiver no país.
Além da questão de usar sempre calças em solo árabe, os jogadores ainda receberam orientações sobre religião. A ordem é não fazer qualquer tipo de manifestação neste sentido. Bíblias na mão e outros símbolos religiosos devem ser evitados. Pelas leis locais, até mesmo orações de forma privada que não sejam do Islã são proibidas.
A ideia é que os jogadores fiquem a maior parte do tempo nos dois hotéis que servirão de concentração para a equipe e evitem qualquer situação inusitada. Uma folga após o primeiro jogo ainda será discutida entre a comissão técnica.
Em um possível dia de descanso, os jogadores não poderão visitar mesquitas como simples turistas. O grupo já foi informado que a entrada nestes locais é permitida apenas para os praticantes do islamismo. Bebidas alcoólicas também são vetadas no país.
A delegação brasileira chega à Riad no final da noite de quarta-feira (10). Na quinta (11), o time faz o último treino antes de enfrentar os donos da casa – duelo marcado para a sexta (12). No sábado, a equipe segue para Jeddah, onde enfrenta a Argentina na terça-feira (16).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.