Topo

Criador de escudo do Barça jogou no clube e fez mais de um gol por jogo

Escudo novo proposto pela diretoria do Barcelona e que será votado pelos sócios - Divulgação/FC Barcelona
Escudo novo proposto pela diretoria do Barcelona e que será votado pelos sócios Imagem: Divulgação/FC Barcelona

Do UOL, em São Paulo

06/10/2018 04h00

No fim deste mês, cerca de 4.500 sócios do Barcelona (escolhidos por sorteio a cada dois anos) decidirão se aceitam as mudanças no escudo do clube propostas pela diretoria. O novo desenho tem um design mais moderno, mas mantém a estrutura básica criada há mais de cem anos. E quem a desenhou foi um dos primeiros atacantes de destaque do clube.

No início do século passado, o Barcelona usava o mesmo símbolo da cidade catalã. Então, em 1910, foi feito um concurso aberto ao público, que deveria sugerir o novo escudo ao clube. Entre as opções enviadas por fãs e demais interessados, a selecionada era de autoria de um velho conhecido. Mais precisamente, de um atacante do elenco.

Carles Comamala, ex-atacante do Barcelona e autor do desenho do primeiro escudo do clube - Divulgação - Divulgação
Comamala foi jogador e dirigente do Barcelona no início do século passado
Imagem: Divulgação

Carles Comamala criou o distintivo que serve como base até hoje para o Barça. Conhecido como um bom cartunista, ele viu seu desenho ganhar corpo e se tornar um dos símbolos mais reconhecidos no mundo do futebol. Mas desenhar não era sua maior virtude: ele também sabia fazer muitos gols.

Comamala defendeu o Barcelona durante nove temporadas. Nesse período, fez 172 gols em 145 jogos, média de 1,2 gol por partida. Ele também foi apontado como o sucessor no ataque catalão de ninguém menos que Joan Gamper, fundador do Barcelona que se aposentou em 1903.

Em 1910, data do concurso para escolher o novo escudo do clube, Comamala já era um dos destaques do time e começava a atuar como dirigente, fatos que, segundo a mídia espanhola, pesaram a favor de seu desenho. Além disso, ele era um amigo próximo de Gamper.

O símbolo criado por Comamala ganhou a simpatia da torcida e até hoje serve como base para o distintivo oficial. Mudanças foram feitas ao longo dos anos, mas a estrutura sempre foi mantida. A bola de futebol do distintivo já mudou de cor algumas vezes, assim como as iniciais do Barcelona. Os contornos também passaram por seguidas adaptações (como mostra o vídeo abaixo).

Entre as alterações sugeridas agora pela atual diretoria, destaque para a eliminação da sigla FCB e das linhas pretas internas de contorno, para a redução do número de faixas azul e grená e para a maior valorização da bola de futebol. Mas a essência do desenho do artilheiro Comamala está mantida, mais uma vez.