Paulista-2019 deve adotar regra da Copa para evitar confusão de uniformes

O Campeonato Paulista-2019 deve ter como novidade a definição prévia dos uniformes que as equipes utilizarão em campo. A Federação Paulista de Futebol se inspirou em uma regra de competições da Fifa, como a Copa do Mundo, com a escolha antecipada dos uniformes para evitar conflitos de cores e tons, facilitar o transporte de equipamentos e economizar em confecção e lavanderia. Em casos extremos, times podem ter que combinar peças do uniforme principal com outras da roupagem reserva.
Pelo regulamento do Estadual, as equipes preparam e transportam até quatro mudas de uniformes, já que a decisão de quais serão utilizados acontece na véspera das partidas. Além do trabalho desperdiçado, a indefinição abre espaço para situações como a do jogo entre Palmeiras e Internacional, há cerca de um mês, pelo Brasileiro, quando torcedores reclamaram de dificuldade ao assistir ao duelo, dada a semelhança de tons das camisas.
A medida apresentada pela FPF foi bem recebida durante um pré-conselho técnico que reuniu comissões técnicas de quase todos os clubes que disputam o Paulista, com exceção do Palmeiras - cujo relacionamento com a federação está estremecido desde a final do Estadual-2018. Apesar de pré-aprovada, a oficialização da novidade depende do aval dos presidentes no congresso técnico.
A regra foi adotada na Copa Paulista, que na edição passada serviu de laboratório para a regra que eliminou a limitação do uso de atletas da base no Estadual.
Os times têm que registrar junto à federação seu uniforme principal e até dois reservas. No caso de se enfrentarem equipes com cores e tons semelhantes, o clube mandante terá a prioridade na escolha. No limite, a regra permite que a federação mescle peças do uniforme principal e reserva.
“Clubes reclamaram de que a indefinição dos uniformes provoca um trabalho inútil e gasto de dinheiro desnecessário com logística e confecção. Pesquisamos o que é feito no mundo e chegamos à regra usada na Copa”, explica Mauro Silva, vice de integração com atletas da FPF.
“Nada será enfiado goela abaixo. Vamos sempre consultar os clubes, que se mostraram todos de acordo com a novidade no pré-conselho técnico. Só em último caso haveria uma decisão de misturar peças de um uniforme principal com outras do reserva”, complementou.
Confira abaixo como funciona a regra do controle de uniformes na Copa Paulista:
“Art. 27 - Os Clubes deverão obrigatoriamente cadastrar até 03 (três) uniformes de suas equipes (oficial, reserva e terceira opção) no sistema “on line” no site da FPF, http://extranetclube.fpf.org.br, até o dia 20 de julho de 2018, sob pena de multa administrativa ao Clube infrator, sem prejuízo de outras sanções aplicáveis pela JD.
§ 1º - A descrição das cores dos uniformes oficial, reserva e terceira opção, os quais devem ser de cores e tonalidades marcadamente contrastantes entre si. Deverão ser cadastradas no sistema detalhando as informações das seguintes peças de cada um dos uniformes:
• Jogadores: Camisa, Short, Meias
• Goleiros: Camisa, Short, Meias, Bonés (se for o caso)
§ 2º - Cada clube deve enviar esta informação anexando um arquivo de imagem no formato “JPG”, “PNG” ou similar, para cada peça do uniforme (camisa, short, meias). Para o caso dos goleiros, cada clube deverá indicar igualmente até 03 (três) uniformes (oficial, reserva e terceira opção) de cores contrastantes entre si e os jogadores de campo do mesmo clube.
§ 3º O DCO da FPF informará, sempre que possível, 07 dias antes do início de cada fase, os uniformes com os quais cada time jogará todos os jogos daquela fase. É obrigatório que cada time utilize o uniforme designado pela FPF. Sempre que possível, o DCO designará o uniforme que foi declarado como o uniforme oficial no sistema “on line” no site da FPF. Entretanto, quando isso não for possível, o princípio a ser utilizado é ter um time predominantemente em cor escura e outro time predominantemente em cor clara. Em casos extremos, ambos times poderão ter que fazer combinações dos seus uniformes oficiais e reservas. O DCO fará o maior esforço para que os times possam utilizar sempre que possível o seu uniforme oficial.
§ 4º - A não utilização de qualquer peça definida pelo DCO da FPF será considerada infração e implicará em aplicação de multa administrativa ao Clube infrator, sem prejuízo de outras sanções aplicáveis pela JD.
§ 5º - Os times obrigatoriamente deverão utilizar uniformes com números com cores contrastantes à cor da camisa. Não será permitido utilizar uniforme sem a numeração dos jogadores nas costas.
§ 6º - O Clube visualizará os uniformes definidos pelo DCO e pela arbitragem da partida antes do preenchimento da pré-súmula, “on line” no site da FPF, http://extranetclube.fpf.org.br.”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.