Topo

Fenômeno na internet, campeão do mundo testa paciência de Guardiola

Phil Noble/Reuters
Imagem: Phil Noble/Reuters

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester (ING)

05/10/2018 04h00

Benjamin Mendy custou R$ 212 milhões ao Manchester City, jogou apenas 13 partidas em 13 meses no clube, mas é ovacionado pela torcida a cada atuação. A bajulação se dá principalmente pela conduta irreverente do francês nas redes sociais. Na vida real, o campeão do mundo testa a paciência de Josep Guardiola até o limite.

“Às vezes quero matá-lo, mas em outros momentos penso ‘Uau, que jogador brilhante!’. Espero conseguir acalmá-lo e convencê-lo a esquecer as mídias sociais para focar no que ele tem de fazer”, declarou o treinador logo no início da temporada, em um recado claro para o jogador de 24 anos.

Nas últimas semanas, Mendy chegou quase três horas atrasado no CT para realizar tratamento no pé esquerdo, machucado. Na noite anterior, esteve em Londres para assistir à luta de boxe de Anthony Joshua, campeão mundial dos pesos-pesados, e ostentou fotos no Twitter e no Instagram com o cinturão da categoria. Parte da imprensa inglesa relatou que, depois do mais recente caso de indisciplina, Pep o puniu e o afastou do vestiário por uma semana.

O técnico se incomoda tanto com a postura de Mendy que o obrigou a se mudar do centro de Manchester para evitar distrações fora de campo. No fim de setembro, ele teve a carteira de motorista suspensa por um ano na Inglaterra e foi obrigado a pagar mais de R$ 12 mil de multa por seguidas infrações por excesso de velocidade. 

Guardiola e Mendy - Lindsey Parnaby/AFP - Lindsey Parnaby/AFP
Imagem: Lindsey Parnaby/AFP

Protagonista de casos de insubordinação dentro e fora do clube, o lateral-esquerdo alcançou o status de queridinho dos aficionados justamente durante no período de sete meses em que ficou afastado dos campos por lesão no ligamento cruzado no joelho direito, entre setembro de 2017 e abril deste ano. Nesta ocasião, mesmo lesionado e de muletas, invadiu o gramado do Estádio Etihad para comemorar um gol que valeu vitória nos últimos minutos. Na internet, compartilhou posts bem-humorados e provocou rivais. Depois de um triunfo do City por 3 a 0 sobre o Arsenal, em Londres, postou o vídeo de um torcedor vestido de vermelho, cor do time da capital, destruindo uma TV e escreveu. "Desculpa, nós somos muito bons".

Guardiola também já se irritou com o excesso de tempo que Mendy passa no celular. Uma equipe cuida das redes sociais do lateral, conforme apurou o UOL Esporte. Procurado pela reportagem, o responsável por administrar o conteúdo se recusou a comentar o tom adotado nos canais digitais. O jogador, por sua vez, diz que reduziu o uso do aparelho, pelo menos no centro de treinamento. “Não utilizo meu telefone no CT e escuto o treinador”.

Rebeldia à parte, o francês tem boa relação com integrantes do elenco, incluindo os brasileiros. “Mendy é um dos caras mais engraçados e loucos não só do City, mas que eu conheci no futebol”, afirmou Gabriel Jesus ao UOL Esporte. “É uma pessoa muito do bem e que gosta bastante do Brasil, onde até já passou férias”.