Topo

Inglaterra renova com Southgate até a Copa do Mundo de 2022

Southgate levou a Inglaterra ao quarto lugar na última Copa do Mundo - Clive Rose/Getty Images
Southgate levou a Inglaterra ao quarto lugar na última Copa do Mundo Imagem: Clive Rose/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/10/2018 10h28

A quarta colocação na Copa do Mundo da Rússia elevou o patamar de Gareth Southgate na Inglaterra, tanto que a federação local tratou de rapidamente assumir um novo compromisso com o treinador. Nesta quinta-feira, a Football Association anunciou a renovação de contrato do técnico por mais quatro anos, até o fim do Mundial do Qatar-2022.

“Estou muito satisfeito de ter a oportunidade de liderar a seleção pelos próximos dois grandes torneios [Eurocopa 2020 e Copa de 2022]”, comentou Southgate no primeiro discurso concedido após a renovação e pouco antes da convocação para os duelos pela Liga das Nações [veja a lista logo abaixo].

“O trabalho continua sendo um incrível privilégio e uma grande honra. Experimentar como a nação se uniu por trás deste time no verão foi muito especial e será maravilhoso ver o quanto este jovem elenco pode evoluir nos próximos anos”, acrescentou o técnico da Inglaterra.

Southgate Glenn Inglaterra - Divulgação/FA - Divulgação/FA
Gareth Southgate assina novo contrato e posa ao lado de Martin Glenn
Imagem: Divulgação/FA

A renovação de Southgate era tratada como prioridade pela federação inglesa depois da participação na Copa do Mundo da Rússia. Com um jovem elenco à disposição, o treinador levou o time para a semifinal, caindo somente na prorrogação para a vice-campeã Croácia.

A campanha de Southgate recolocou a Inglaterra entre as potências do futebol. Antes do Mundial em solo russo, a última vez em que os ingleses alcançaram o grupo dos quatro melhores havia sido em 1990. O resultado gerou uma defesa natural por parte dos dirigentes.

“Assegurar Gareth em um longo contrato sempre foi a prioridade para nós. Ele se saiu muito bem e deu a crença de que a Inglaterra pode competir no mais alto nível de novo. Ele é um tremendo embaixador da nossa organização, das nossas equipes de desenvolvimento e do trabalho mais amplo na FA”, declarou Martin Glenn, chefe executivo da federação.

Agora com novo contrato, Southgate se concentra na Liga das Nações da Uefa. Derrotada na estreia pela Espanha, em pleno estádio de Wembley, a seleção inglesa atua fora de casa nos dias 12 e 15 de outubro contra a Croácia e os próprios espanhóis, respectivamente.

A Espanha, aliás, lidera o Grupo 4 da competição com duas vitórias em dois jogos. Além de bater a Inglaterra por 2 a 1 em Londres, o time comandado por Luis Enrique aplicou uma histórica goleada por 6 a 0 sobre os atuais vice-campeões mundiais.

Confira a lista de convocados da Inglaterra:

Goleiros: Marcus Bettinelli (Fulham), Jack Butland (Stoke City), Alex McCarthy (Southampton) e Jordan Pickford (Everton)
Defensores: Trent Alexander-Arnold (Liverpool), Joe Gomez (Liverpool), Harry Maguire (Leicester City), Danny Rose (Tottenham Hotspur), Luke Shaw (Manchester United), John Stones (Manchester City), James Tarkowski (Burnley), Kieran Trippier (Tottenham Hotspur) e Kyle Walker (Manchester City)
Meio-campistas: Ross Barkley (Chelsea), Nathaniel Chalobah (Watford), Eric Dier (Tottenham Hotspur), Jordan Henderson (Liverpool), Mason Mount (Derby County) e Harry Winks (Tottenham Hotspur)
Atacantes: Harry Kane (Tottenham Hotspur), James Maddison (Leicester City), Marcus Rashford, (Manchester United), Jadon Sancho (Borussia Dortmund), Raheem Sterling (Manchester City) e Danny Welbeck (Arsenal)