Topo

Patrocinador escolhe bolinhas em sorteio e levanta suspeita na Europa

Do UOL, em São Paulo

02/10/2018 04h00

Um sorteio estranho. Assim foi a definição das oitavas de final da Copa de Luxemburgo, o torneio eliminatório de futebol do pequeno país europeu. E tudo por culpa do responsável por escolher as bolinhas que saíam dos potes, já que ele não só analisava algumas bolinhas antes de passá-las adiante como trocava várias delas.

O homem encarregado de pegar as bolinhas do pote é Alex Kapp, fundador e diretor da Freelander’s, empresa especializada em equipamento esportivo que patrocina a Copa de Luxemburgo.

A atuação de Kapp é inusitada. Afinal, pegar uma bolinha, olhar para ela com atenção e jogá-la de volta ao pote não fazem parte do procedimento mais esperado nesse tipo de sorteio. E o empresário faz isso mais de dez vezes, sem demonstrar nenhum constrangimento. Assista ao vídeo acima se você duvida.

Sua naturalidade na escolha fez internautas levantarem a hipótese de haver alguma marcação nas bolinhas, como se determinados times tivessem, por regulamento, peso maior que outros durante o sorteio. Teve até gente dizendo que podia ser uma jogada de marketing para dar visibilidade ao evento.

O fato é que a postura de Kapp levantou suspeitas em diferentes países depois que o vídeo começou a se espalhar. Na Áustria, por exemplo, o Sky Sports classificou como “bizarras” as cenas protagonizadas pelo empresário. O site, inclusive, diz que a federação local de futebol assegurou que era impossível ver o conteúdo interno das bolinhas.

O Olé, por sua vez, definiu o sorteio como “insólito” e relatou que foi criado um mal-estar entre clubes e federação. Os dois homens posicionados ao lado de Kapp e responsáveis por abrir as bolinhas não pareceram estar incomodados ou surpresos durante o sorteio. Mas suspeitas não faltaram.