Topo

Ex-Barça e Tottenham, Gary Lineker se derrete por Messi: "Não é humano"

Para Gary Lineker, "Messi é o melhor jogador que já vestiu um par de chuteiras" - AP Photo/Manu Fernandez
Para Gary Lineker, "Messi é o melhor jogador que já vestiu um par de chuteiras" Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

Do UOL, em São Paulo

01/10/2018 18h37

Ex-jogador de Barcelona e Tottenham, o atacante inglês Gary Lineker não economizou ao falar sobre Lionel Messi. Em entrevista ao canal oficial do clube espanhol, nesta segunda-feira (1), o hoje comentarista reforçou a ideia de que o argentino é um "extraterrestre".

"Todos sabem como sou um enorme fã de Messi. Sempre disse que é o melhor jogador que já vestiu um par de chuteiras. Quando eu o vejo jogando, fico alucinado com as coisas que faz. É como se ele visse o jogo de cima e, ao mesmo tempo, o está jogando. É o melhor driblador que vi jogar, o jogador mais criativo que vi, o mais habilidoso e um dos melhores passadores que o esporte já viu", analisou. "Então, se unirmos tudo isso, claramente ele não é humano."

"Ele não simula faltas, não cai em provocações. No fundo, é um exemplo enorme para o futebol e para todos os jovens que praticam e seguem esse esporte. Há muito o que admirar nele", completou.

O inglês também exaltou o argentino quando fez uma projeção sobre a partida da próxima quarta-feira (3), entre as duas equipes, em Wembley, pela Liga dos Campeões. "Ele é o melhor jogador de futebol que já existiu. Ele continua jogando muito bem, segue marcando um gol por jogo, vencendo partidas, batendo faltas incríveis e dando passes maravilhosos", afirmou.

Sobre o Tottenham, Lineker reconheceu a equipe é muito boa, "mas em termos gerais, não consegue competir no mesmo nível de equipes como o Barcelona". "No entanto, são um time muito bom, estão há um bom tempo juntos e cresceram juntos em diversos aspectos. Ele também têm jogadores muito bons, como Dele Ali e Harry Kane, quem o Barcelona deverá tentar parar. Ele é um artilheiro prolífico e apareceu bem no maior palco do mundo futebol, que é a Copa do Mundo", opinou.

"Os dois times têm jogadores que conseguem vencer jogos e podemos esperar muitos gols nesse jogo", encerrou.

Apesar de aprovar o trabalho de Ernesto Valverde à frente do Barcelona, Lineker admitiu que o sucesso recente do Real Madrid no torneio europeu faz com que o desempenho dele seja subestimado. "Ele trouxe consistência ao Barcelona, o que pode ser visto na temporada passada, exceto contra a Roma. Mas os jogadores parecem confortáveis com ele, claramente o respeitam e estão junto com ele", declarou.

"Mas trabalhar em um time como o Barcelona traz muita expectativa. No ano passado, ele venceu o doblete [com o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei], mas isso não pareceu suficiente. Por isso é tão difícil treinar um time como o Barcelona", completou.

Lineker defendeu o Barcelona por três temporadas, de 1986/87 até 1988/89, onde foi campeão da Copa do Rei e da Recopa Europeia. Logo na sequência, se transferiu para o Tottenham, onde também ficou por três temporadas, de 1989/90 até 1991/92, e conquistou a Copa da Inglaterra.