Topo

Comparado a Neymar, inglês vira sensação na Europa mesmo sem ser titular

Jadon Sancho comemora gol na vitória do Borussia Dortmund sobre o Nuremberg - EFE/FRIEDEMANN VOGEL
Jadon Sancho comemora gol na vitória do Borussia Dortmund sobre o Nuremberg Imagem: EFE/FRIEDEMANN VOGEL

Thiago Rocha

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/10/2018 04h00

Passadas seis rodadas do Campeonato Alemão, Jadon Sancho acumula 124 minutos em campo pelo Borussia Dortmund. Equivale a menos de uma partida e meia. Foi tempo suficiente, porém, para que o inglês de 18 anos se tornasse a sensação deste início de temporada do futebol europeu.

Escolhido pelo técnico Lucien Favre para dar novo fôlego à equipe no segundo tempo, Sancho já é o jogador com mais passes para gol nas seis principais ligas europeias - Alemanha, Espanha, França, Itália, Inglaterra e Portugal. São cinco assistências na Bundesliga, deixando para trás nomes como Cristiano Ronaldo (Juventus) e Lionel Messi (Barcelona), ambos com quatro nas respectivas competições nacionais que atuam.

No último sábado (29), o Dortmund perdia por 2 a 1 para o Bayer Leverkusen, fora de casa, quando o meia-atacante nascido em Londres entrou em ação, aos 22 minutos do segundo tempo, substituindo Pulisic. No primeiro lance ofensivo que comandou, Sancho tabelou com Marco Reus pela direita e cruzou rasteiro para o atacante alemão empatar. 

Nos acréscimos, o Leverkusen perdia por 3 a 2, teve um escanteio e foi à área rival até com o goleiro Hradecky, mas desperdiçou a chance do empate. Sancho puxou contra-ataque e lançou Paco Alcácer, que tocou para o gol vazio e sacramentou a vitória por 4 a 2, colocando o Borussia Dortmund na liderança do Alemão, com 14 pontos, um a mais do que o Bayern de Munique.

Nesta temporada, Sancho também disputou 69 minutos da estreia do Dortmund na Liga dos Campeões (vitória por 1 a 0 sobre o Club Brugge, na Bélgica) e ficou 40 minutos em campo em duelo com o Greuther  Fürth, pela primeira rodada da Copa da Alemanha, em que também deu uma assistência no triunfo por 2 a 1.

Comparação com Neymar e cobranças por convocação

Jadon Sancho - Buda Mendes - FIFA/FIFA via Getty Images - Buda Mendes - FIFA/FIFA via Getty Images
Imagem: Buda Mendes - FIFA/FIFA via Getty Images

Filho de pais nascidos em Trinidad e Tobago que migraram para a Inglaterra no fim da década de 1990, Jadon Sancho iniciou nas categorias de base do Watford com 7 anos. Aos 14, mudou-se para o Manchester City e passou pelas equipes inferiores da seleção da Inglaterra. Em agosto de 2017, o meia-atacante assinou o primeiro contrato profissional da carreira, ao se transferir para o Borussia Dortmund. 

A ida para o futebol alemão virou empecilho para que disputasse integralmente, no ano passado, o Mundial Sub-17, na Índia. Convocado pelo técnico Steve Cooper, Sancho foi liberado por seu clube para jogar apenas a fase de grupos e teve o retorno solicitado antes das oitavas de final - os ingleses se sagrariam campeões do torneio.

Para Dan  Micciche, que o treinou na seleção sub-16, o garoto tem estilo de jogo semelhante ao de Neymar, atacante do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira, mesclando habilidade com objetividade na busca por gols.

"Desde que não o deixem limitado, ele pode ser o nosso jogador do tipo Neymar, em termos de ser imprevisível, jogando pelo lado esquerdo. Ele é extravagante, divertido de assistir. E, como Neymar, é efetivo desta forma. Na maioria dos jogos ele cria algo", afirmou o técnico ao jornal britânico "The Guardian". "Jadon aprendeu muito nas ruas jogando de modo informal", completou Micciche, citando o estilo "freestyle" do pupilo, lapidado no futebol de rua.

O início de temporada arrasador colocou Sancho no radar da seleção principal, com cobranças ao técnico Gareth Southgate de comentaristas e torcedores nas redes sociais para que dê chance ao garoto das próximas convocações da Inglaterra.

Por enquanto, o objetivo do jogador de 18 anos parece ser outro: virar titular do Borussia Dortmund logo. "O treinador continua revezando (o elenco), é assim que esse time fica forte. Obviamente, não quero ser um substituto, mas se eu continuar trabalhando duro, posso entrar entre os 11 iniciais", disse Sancho ao site da Bundesliga, no último sábado.

Contratado há mais de um ano pelos alemães, Sancho custou 7,8 milhões de euros (R$ 36,6 milhões na cotação atual). O atual valor de mercado do inglês, de acordo com o site Transfermarkt, especializado em mercado da bola, é de 20 milhões de euros (R$ 94 milhões).