Agente do Fisco espanhol é investigada por roubar R$ 30 milhões de atletas

O Fisco espanhol investiga uma acusação envolvendo sua própria agente. A profissional, de nome não revelado, teria roubado 6,5 milhões de euros (R$ 30,5 milhões) das declarações de imposto de renda de 40 atletas, entre jogadores de futebol e basquete, de acordo com o jornal espanhol "El Mundo".
Estariam entre as vítimas jogadores que passaram por Atlético de Madri, Real Madrid, entre outros. Os mais famosos seriam Nuri Sahin, atualmente no Werder Bremen (ALE), e Hamit Altintop, do Darmstadt (ALE), ambos com passagens pelo Real Madrid.
A agente seria membro da Delegação Central de Grandes Contribuintes da Agência Tributária, setor responsável por inspecionar as grandes fortunas de pessoas físicas e de grandes empresas.
A fraude acontecia com atletas que eram transferidos de clubes espanhóis para outros países. Pela lei, se uma pessoa morar menos de 180 dias na Espanha naquele ano, sua residência fiscal passa a ser do novo país em que ela reside. Com isso, o Fisco fica responsável por devolver o dinheiro dos dias em que ela não morou na Espanha. E era nesse momento que a fraude acontecia.
A agente, junto com alguns parceiros, criava empresas de fachadas, que aparentemente funcionavam como agência de jogadores, para cometer o crime. As empresas, na verdade, serviam apenas para maquiar o golpe e conseguir desviar o dinheiro da conta do Fisco.
Segundo a investigação a qual o "El Mundo" teve acesso, a inspetora era responsável por identificar os atletas que haviam mudado de residência fiscal e garantir que o dinheiro fosse desviado para uma empresa de nome Lapver SA.
A inspetora teria negado qualquer envolvimento no crime e afirmado não ter nenhuma relação com a Lapver SA.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.