Topo

Pendurados ligam sinal de alerta no Palmeiras em jogo que antecede clássico

Mayke, um dos pendurados do Palmeiras, se envolveu em briga contra o Cruzeiro - Reprodução de TV/ Fox Sports
Mayke, um dos pendurados do Palmeiras, se envolveu em briga contra o Cruzeiro Imagem: Reprodução de TV/ Fox Sports

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

29/09/2018 18h25

Na véspera do reencontro com o Cruzeiro, desta vez pelo Campeonato Brasileiro, neste domingo (30), no Pacaembu, a indisciplina volta a ligar o sinal de alerta no Palmeiras. O time alviverde tem nada menos que sete jogadores importantes pendurados para o confronto e precisa se preocupar tendo em vista já o clássico da rodada seguinte, no próximo final de semana, contra o atual líder e concorrente direto São Paulo, no Morumbi.

Os laterais Marcos Rocha, Mayke e Victor Luís, os volantes Thiago Santos e Bruno Henrique, o meia Lucas Lima e o atacante Willian estão a um cartão amarelo da suspensão. Pelo menos quatro destes devem ser titulares, já que não iniciaram o jogo com o mesmo Cruzeiro na última quarta-feira (26), que culminou na eliminação palmeirense da Copa do Brasil: Mayke, Victor Luís, Thiago Santos e Lucas Lima.

O fato de a partida do meio de semana ter terminado em briga é um elemento a mais para que o Palmeiras mantenha os nervos no lugar neste domingo. No Mineirão, Mayke recebeu um soco na cara de Sassá e foi expulso por também tentar bater no adversário, enquanto Diogo Barbosa levou o vermelho por agressão a Léo. O discurso dos dois clubes, porém, tem sido no sentido de não levar as animosidades da Copa do Brasil para a partida do Brasileirão.

Desde sua chegada, Felipão tem tido no combate à indisciplina um de seus principais desafios no Palmeiras, com resultados irregulares. Sob seu comando, a equipe diminuiu o número de cartões recebidos, mas teve episódios isolados preocupantes, como a expulsão de Felipe Melo logo aos três minutos de jogo diante do Cerro Porteño na Libertadores. Desde então, porém, o volante melhorou seu comportamento e ainda subiu seu nível de atuação dentro de campo.

Outro caso emblemático é o de Deyverson. O centroavante cresceu drasticamente de produção com Felipão e tem conseguido reverter a antipatia que a torcida tinha em relação a ele, mas os recorrentes problemas disciplinares ainda causam preocupação interna. Ele já foi expulso na Copa do Brasil por uma cotovelada e na Libertadores após provocar adversários e se envolver em confusão. Na vitória por 1 a 0 sobre o Sport, no último domingo (23), ele chamou atenção por uma tentativa de simulação de falta que virou até piada nas redes sociais.

Vindo de uma eliminação na Copa do Brasil, o Palmeiras vive excelente situação nas duas competições em que ainda está na briga. Na Libertadores, tem a vaga nas semifinais bem encaminhada após vitória por 2 a 0 sobre o Colo-Colo no jogo de ida das quartas, no Chile. E no Brasileiro, ocupa a vice-liderança, com chances de assumir a ponta já nesta rodada. Para isso, precisa do resultado contra o Cruzeiro. A bola rola a partir das 11h deste domingo, no Pacaembu.