Topo

Paraná garante Vila Capanema por 30 anos, beneficiado por MP do Governo

Vila Capanema passará a ser de posse do Paraná Clube por 30 anos, após MP do Governo - Divulgação/Paraná Clube
Vila Capanema passará a ser de posse do Paraná Clube por 30 anos, após MP do Governo Imagem: Divulgação/Paraná Clube

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

24/09/2018 20h21

A Vila Capanema será de posse do Paraná Clube por 30 anos. O Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira publicitou a assinatura da Medida Provisória 852, assinada na sexta-feira (21) pelo presidente Michel Temer, que concede para “entidades desportivas de quaisquer modalidades” a “cessão em condições especiais, dispensado o procedimento licitatório”, no texto do DOU, dos patrimônios que pertencem União Federal e que eram da Rede Ferroviária Federal (RFFSA).

O clube da Série A está em litígio pela posse da Vila Capanema, originalmente pertencente ao extinto Clube Atlético Ferroviário, ligado à RFFSA, há cerca de 40 anos. A MP permite que o Paraná possa ser o “dono” do estádio pelos próximos 30 anos, com prorrogação programada, o que visa encerrar as disputas judiciais.

O Governo ainda anunciou conceder desconto de 50% sobre os débitos com a União a partir da assinatura do contrato de uso. O Paraná acredita que poderá, a partir da assinatura do contrato, realizar obras no estádio, pensando em modernização e ampliação.

A Vila Capanema chegou a ter sua reintegração de posse ordenada pela Justiça, o que levou o Paraná a recorrer em duas esferas. Com a decisão, as ações tendem a serem extintas nos próximos meses.