Topo

"Pensei que o Vampeta fosse cair da rampa do Planalto", diz FHC sobre 2002

REUTERS/Jamil Bittar
Imagem: REUTERS/Jamil Bittar

Do UOL, em São Paulo

17/08/2018 22h44

O retorno dos pentacampeões mundiais de 2002 ao Brasil ficou eternamente marcado pela cambalhota de Vampeta na rampa do Palácio do Planalto. Na noite desta sexta-feira (17), mais de 16 anos depois de aplaudir a cena, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso brincou sobre o que pensou no momento.

"Pensei que ele fosse cair da rampa. Levei um susto!", escreveu o presidente de honra do PSDB, que, a exemplo de Galvão Bueno, criou uma conta no Twitter recentemente e parece disposto a responder às perguntas dos internautas.

FHC ainda acrescentou que esteve com Vampeta recentemente. "Ele mostrou que ainda tem agilidade para evitar quedas", disse o sociólogo. Em entrevista ao UOL Esporte, Vampeta comentou o icônico momento de 2002 (veja o vídeo abaixo).

"Acabei entrando para a história por causa da cambalhota no Planalto, porque quebrei protocolo e não sei o quê. Quando se fala de 2002, a gente lembra da final entre Brasil e Alemanha. Mas se falarmos da volta do Brasil, fui mais destaque que os outros caras", afirmou.

Sem qualquer pudor, Vampeta disse que bebeu durante a viagem de volta para o Brasil. "Vim tomando mesmo, comemorando o título. Quando a gente bebe algo alcóolico no avião, na altitude, vale por duas ou três. Vindo do Japão para o Brasil, imagine, cheguei para lá de Bagdá", brincou.

Em outubro de 2013, durante participação no programa Bem, Amigos, do SporTV, o ex-jogador ainda fez outra brincadeira: "Ainda bem que era o FHC. Se fosse o Lula, rolava comigo".