Topo

Jardel admite uso de drogas e pede desculpa por desvios quando era deputado

Jardel teve mandato de deputado estadual cassado após um ano e mora em Fortaleza - Vinicius Reis/Agência ALRS
Jardel teve mandato de deputado estadual cassado após um ano e mora em Fortaleza Imagem: Vinicius Reis/Agência ALRS

Do UOL, em Porto Alegre

07/06/2018 13h20

Mario Jardel falou pela primeira vez. Nesta quinta-feira (07), à RBS TV, o ex-centroavante do Grêmio comentou os desvios ocorridos em seu gabinete quando era deputado, admitiu uso de drogas e pediu desculpas.

Em momento algum ele detalhou os desvios ocorridos. Jardel foi alvo de investigação do Ministério Públio do Rio Grande do Sul por uma série de crimes envolvendo dinheiro público. Desvios, contratação de funcionários fantasmas e fraudes entre outras irregularidades que geraram a cassação em 2016.

"Inexperiência (razão para as irregularidades) e o que eu fiz de errado vou assumir, o que eu não fiz, não vou assumir", disse. "Eu era muito inocente. Aproveito a oportunidade para o povo gaúcho, todos os eleitores que confiaram no Jardel, pedir desculpa pela minha inexperiência", argumentou.

Jardel admitiu, ainda, o uso de drogas e a influência disso no período de irregularidades. Sua trajetória, seja como atleta ou após aposentadoria, foi marcada por idas e vindas no uso de cocaína.

"Com certeza, eram coisas que surreais, que eu não via, não acreditava que era acusado, meu refúgio era a droga", sentenciou.

Ele foi eleito Deputado Estadual nas eleições de 2014 com 41.227 votos. Erguia a bandeira do PSD (Partido Social Democrático).

"Este caminho percorrido em pouco tempo, que serve para eu aprender muita coisa. Peço desculpa pela falta de experiência e a má assessoria. Busco um caminho que é o trabalho com jovens e crianças", explicou. "Estou pronto para uma nova vida", acrescentou.

Hoje ele mora em Fortaleza e trabalha nas categorias de base do Tiradentes. Pretende ainda entrar em campo durante algumas partidas do time no segundo semestre, mesmo aos 44 anos. E se diz longe de qualquer vício.

"O cara vinha no meu gabinete, sentava e fazia projetos. No futebol eu entendo, sei onde vem a bola e onde vai", concluiu.

Com as denúncias do MP aceitas, Jardel responde pelos atos junto a outros 10 réus na 9ª Vara Criminal de Porto Alegre.

Enquanto atleta, Jardel foi multicamepeão pelo Grêmio entre 1995 e 1996. Ainda defendeu clubes como Vasco e Goiás no Brasil. No exterior ganhou a Chuteira de Ouro, prêmio dado ao maior artilheiro da temporada, em 1999 e 2002, quando defendia o Porto, de Portugal. Ainda fez sucesso no Galatasaray e defendeu e a seleção brasileira.