Topo

Clube inglês sonha com Bielsa para voltar à Premier League após 14 anos

Treinador argentino de 62 anos não trabalha em clubes desde dezembro do ano passado - Francois Lo Presti/AFP
Treinador argentino de 62 anos não trabalha em clubes desde dezembro do ano passado Imagem: Francois Lo Presti/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/06/2018 20h08

Fora da Premier League, que é a divisão de elite do Campeonato Inglês, desde a temporada 2004, o tradicional Leeds United planeja uma grande cartada para subir de nível e divisão e finalmente voltar a jogar contra os grandes clubes do país: a contratação do técnico argentino Marcelo "El Loco" Bielsa. Longe do futebol desde que deixou o Lille, da França, em dezembro de 2017, o treinador de 62 anos precisará ser convencido pela diretoria do clube inglês de que o desafio vale a pena. De acordo com a imprensa inglesa o interesse do Leeds ainda vive estágio inicial.

Campeão inglês em três oportunidades, além de uma Copa da Inglaterra e um vice da Liga dos Campeões da Europa em 1975, o Leeds foi rebaixado no Campeonato Inglês em 2004 e se afundou em grave crise financeira, que causou até o rebaixamento à League One, a Terceira Divisão. O clube se estabilizou na Championship, a Segundona, desde 2010, mas não conseguiu dar outro passo adiante - nesta temporada, por exemplo, ficou em 13º lugar de 24 clubes. O interesse em Bielsa é justamente com a intenção de voltar à Premier League.

Andrea Radrizzani, dono do Leeds United, procura um treinador experiente e está disposto a abrir negociações com o argentino. De acordo com os jornais ingleses "The Sun" e "Evening Post", o nome está em discussão mesmo com a fama de mudanças repentinas de humor e o último trabalho polêmico no futebol francês. Não há proposta oficial até o momento, entretanto, já que o atual técnico Paul Heckingbottom ainda não foi oficialmente dispensado.

Aos 62 anos, El Loco é conhecido como um dos principais técnicos do mundo e acumula passagens por Newell's Old Boys, Atlas, América do México, Vélez Sarsfield, seleção argentina, seleção chilena, Athletic Bilbao, Olympique de Marselha e Lille. Ao longo de sua carreira de quase 30 anos ele fez diversos discípulos, como Tata Martino e Jorge Sampaoli, o atual técnico da seleção argentina.