Com lágrimas e elogio de Neymar em vídeo, Barcelona faz tributo a Iniesta

Prestes a vestir a camisa do Barcelona pela última vez, Andrés Iniesta foi reverenciado pelo clube catalão nesta sexta-feira (18), em evento apenas para convidados no auditório anexo ao Camp Nou. Dirigentes, familiares, amigos e companheiros de clubes homenagearam o meio-campista espanhol, que poderá reforçar o Vissel Kobe, do Japão, após a Copa do Mundo da Rússia.
Colocado em um palco e rodeado pelas taças que conquistou pelo Barça, Iniesta recebeu alguns nomes como Piqué, Samuel Eto'o, Jordi Alba, Busquets e Xavi - com esse último, formou uma das duplas mais talentosas da história do futebol espanhol. Juntos, eles contaram histórias, bateram papo informal e, acima de tudo, elevaram a importância do camisa 8 na história recente do clube.
Em seguida, o Barcelona exibiu um vídeo em que personalidades do esporte, como o tenista Rafael Nadal e o piloto de motovelocidade Marc Marquez, e outros craques do futebol, como Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Totti, Buffon e Thierry Henry, entrou outros, qualificaram a importância de Iniesta em uma palavra ou frase. Um dos escalados para exaltar o jogador foi o brasileiro Neymar, que passou quatro temporadas no clube catalão: "Maestro. Foi uma honra compartilhar momentos com ele", definiu o atacante do Paris Saint-Germain.
Iniesta, depois, leu uma carta à plateia, reforçada por craques do elenco atual como Messi e Luis Suárez. Por mais de seis minutos, relembrou sua trajetória pelo Barça, camisa que defende deste a infância, e agradeceu a todos com quem trabalhou no período. As palavras emocionaram boa parte dos convidados, como o amigo Xavi.
“Imaginei muitos momentos, mas nunca esse. Foram 22 anos que passaram rápido. Cheguei garoto, com 12 anos, e agora saio aos 34, como um homem e tendo uma família maravilhosa. Para esse momento, não me ocorreu falar de títulos, e sim de agradecimento”, discursou Iniesta, emocionado. “Agradeço aos culés (torcida do Barça), me sinto um privilegiado por receber tantas homenagens.”
"Não é um adeus, é um até logo. Você tem contrato vitalício aqui e pode voltar quando quiser", disse Josep Maria Bartomeu, presidente do Barça, arrancando aplausos dos convidados.
O último jogo de Iniesta pelo Barça será neste domingo (20), contra a Real Sociedad, no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.