Topo

Atacante do Sporting diz que perdeu 'noção de tempo e lugar' após agressão

Bas Dost sofreu golpes na cabeça e nas pernas em invasão ao CT do Sporting - Reprodução
Bas Dost sofreu golpes na cabeça e nas pernas em invasão ao CT do Sporting Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/05/2018 18h21

Em depoimento à Guarda Nacional Republicana da cidade de Montijo, próxima a Lisboa, o atacante holandês Bas Dost foi um dos jogadores que detalharam a invasão de torcedores ao centro de treinamento do clube que resultou em agressões e vandalismo, na última terça-feira (18). De acordo com o jornal português "Observador", o atleta disse aos policiais ter perdido "a noção de tempo e lugar" enquanto era açoitado por um objeto que parecia um cinto.

Dost, que sofreu lesões na cabeça e nas pernas, descreveu que estava saindo do ginásio, por volta das 17h (horário local) após terminar uma atividade física, quando viu o grupo de cerca de 50 pessoas invadindo o local, a maioria com o rosto coberto por camisas, cachecóis e máscaras.

Em um primeiro momento, ele nem sequer havia sido insultado, e dois dos torcedores chegaram a acenar ao jogador, segundo o "Observador". Em seguida, o atacante foi cercado e agredido antes de conseguir se juntar aos outros jogadores na parte interna do CT. Ainda de acordo com o jornal, Dost afirmou que os ferimentos na cabeça foram causados por um objeto "dobrado em forma de chicote", como um cinto. 

O holandês reiterou estar em "estado de choque", por jamais imaginar que isso ocorreria em um clube de futebol profissional. Outros jogadores do elenco do Sporting, como o meia brasileiro Bruno César, também prestaram depoimento em Montijo.

Apesar da violência a qual foram expostos, os atletas se comprometeram a disputar a final da Copa de Portugal, neste domingo (20), contra o Desportivo Aves. Dost, sem condições físicas e psicológicas para atuar, será desfalque.

Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, é suspeito por supostamente ter facilitado o acesso dos vândalos ao CT. Ele já havia exposto o elenco às críticas após a eliminação nas quartas de final da Liga Europa.