Topo

Galiotte pega 45 dias de suspensão no TJD por frase sobre "Paulistinha"

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

15/05/2018 12h40

O presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, foi suspenso por 45 dias pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) pela frase em que se referiu ao Campeonato Paulista como "Paulistinha" e disse que o torneio estava "manchado", logo após a polêmica final contra o Corinthians. O clube alviverde também foi multado em R$ 10 mil.

Galiotte havia sido denunciado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), parágrafo 2º-II, que fala em "assumir conduta contrária à disciplina e à ética desportiva" e "desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões". A pena prevista era de 15 a 180 dias.

O departamento jurídico do Palmeiras estuda se vai recorrer da decisão. A punição impede que Galiotte tenha "acesso a recintos reservados de praças de desportos durante a realização das partidas", como vestiários, mas não o proíbe de ir ao estádio, por exemplo.

Rompido com a Federação Paulista de Futebol, o presidente alviverde não compareceu ao próprio julgamento e nem sequer enviou advogado para se defender. Em entrevista ao canal Fox Sports, recentemente ele reafirmou o uso do termo "Paulistinha" e disse que o tribunal não tinha interesse real em investigar se houve interferência externa na arbitragem na final.

O Palmeiras segue em uma luta judicial para tentar impugnar a decisão do Paulista. O clube entrou com um recurso ao Pleno do TJD e um mandado de garantia no STJD para fazer com que o mérito do pedido de impugnação seja analisado pelo tribunal paulista, cujo presidente, Antônio Olim, arquivou o processo alegando que o clube havia perdido o prazo para entrar com a ação.