Saiba por que o Porto escalou dois goleiros brasileiros neste sábado

Titular da campanha do Porto campeão português da temporada 2017/2018, o espanhol Iker Casillas não esteve em campo neste sábado, na última rodada da competição, contra o Vitória de Guimarães. Em seu lugar, o técnico Sérgio Conceição usou dois jogadores diferentes: Vaná, por 80 minutos, e Fabiano, nos últimos 15 de bola rolando, somando acréscimos. A substituição ocorrida ao longo da partida não tem a ver com nenhuma lesão do brasileiro que começou jogando, mas sim com uma espécie de homenagem aos dois compatriotas.
A Liga Portuguesa não considera campeão um jogador que está no elenco e não atuou em um minuto sequer do Campeonato Português - mesmo que este jogador esteja inscrito e tenha ficado no banco de reservas, como era o caso de Vaná e Fabiano, ele não receberá medalha de campeão e nem poderá colocar o título em seu currículo se não tiver atuado. Assim, a entrada da dupla neste sábado foi um prêmio pela participação ao longo da campanha.
"Quero agradecer a todos os que me acompanharam neste longo caminho. À minha família, aos meus amigos, a Deus, este triunfo é para todos. Foi um ano muito difícil, com muito suor e muito trabalho, e só quem trabalha como nós sabe dar valor. Foi um ano de muito empenho do grupo, do treinador, que culminou em uma conquista merecida pelo trabalho do grupo. Foi uma sensação indescritível, sensacional", comemorou o goleiro Vaná, que foi revelado e atuou por muitos anos no Coritiba e ainda esteve no ABC-RN antes de rumar à Europa para jogar uma temporada pelo Feirense e ser adquirido pelo Porto.
Fabiano, de 30 anos, é três anos mais velho que Vaná e viu o título de modo ainda mais especial. Ele se recuperou recentemente de uma lesão e foi enaltecido pelo técnico Sérgio Conceição: "Eu não sou de dar prêmio a ninguém. O Fabiano foi incrível. Há quatro ou cinco meses começou a trabalhar de forma incrível. O Fabiano disse (na roda dos jogadores antes da partida) que foram os 15 minutos mais importantes da carreira dele". Fabiano atuou por Rio Branco, São Paulo, Toledo, Santo André e América-RN no Brasil e Olhanense, Porto B, Fenerbahce e Porto na Europa.
O Porto venceu o Vitória de Guimarães por 1 a 0, com gol do espanhol Marcano, e fechou o Campeonato Português com 86,3% de aproveitamento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.