Topo

Andrés não flerta à toa. Até Clayson chegar, Corinthians procurava um Dudu

Dassler Marques, Diego Salgado e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

12/05/2018 04h00

Não é à toa que Andrés Sanchez fala de Dudu sempre que pode. As arrancadas, os dribles em direção ao gol, o estilo aguerrido dentro de campo... Todos esses atributos do capitão palmeirense fizeram o Corinthians sonhar com um jogador com as mesmas características por um período entre 2016 e 2017, até a chegada de Clayson.

Contratado pelo Palmeiras no começo de 2015 após o famigerado chapéu em Corinthians e São Paulo, Dudu era visto à época como modelo perfeito de atleta no clube alvinegro. Importante dentro das quatro linhas, o camisa 7 alviverde, na visão de alguns corintianos, destacava-se também pela personalidade fora de campo, transformando-se em ídolo palmeirense.

Com apenas um ano no clube alviverde, Dudu levou o Palmeiras ao título da Copa do Brasil depois de marcar dois gols na final contra o Santos. À época, o campeão brasileiro Corinthians estava prestes a ver o time vencedor de Tite se desmanchar em meio a sucessivas vendas dos principais jogadores, como Renato Augusto, Malcom, Jadson, Vagner Love, Gil e Ralf. Na visão dos dirigentes alvinegros, o clube sentia falta justamente de um jogador com o perfil do capitão palmeirense.

Após uma temporada 2016 sem títulos, sob a gestão de Roberto de Andrade, o Corinthians voltou à rota dos títulos com a chegada do técnico Fábio Carille. Em 2017, a equipe alvinegra conquistou o Paulistão. Em seguida, a chegada do atacante Clayson, rápido, driblador e vertical, preencheu de certo modo a lacuna idealizada pela direção corintiana.

Dudu volta à boca do Corinthians

Dudu - Cesar Greco/Ag. Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Dudu foi mencionado duas vezes pelo presidente Andrés Sanchez nos últimos meses
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Nos últimos meses, o nome de Dudu voltou a ser repercutido pelo Corinthians de forma espontânea, depois de declarações polêmicas de Andrés Sanchez. O presidente alvinegro chegou a mencionar o salário do atleta em uma entrevista coletiva há duas semanas, considerando-o defasado em relação a outros atletas do Palmeiras.

Em janeiro, quando ainda era candidato à presidência, declarou que Dudu "tinha a cara do Corinthians". Por causa desse perfil, Andrés sinalizou que o Corinthians poderia até fazer algo fora dos seus padrões econômicos para contar com o jogador do time rival.

"O único [jogador] que valeria pagar esse valor [acima do teto salarial corintiano] seria o Dudu, do Palmeiras, que tem a cara do Corinthians e ganha metade do que os que chegaram lá estão ganhando. Ele está merecendo um aumento", disse o dirigente em entrevista à Rádio Transamérica.

Ídolo do Palmeiras, Dudu logo rebateu a declaração de Andrés em entrevista ao Diário Lance!. O camisa 7 agradeceu ao presidente corintiano, mas disse que sempre teve a cara do clube alviverde, até mesmo na época em que defendia outros clubes. "Tenho um carinho muito grande pelo Palmeiras, tenho a admiração dos torcedores aqui e nunca vou deixar isso acabar vestindo a camisa do Corinthians", disse o atleta na ocasião.

Em contato com a reportagem do UOL Esporte, Andrés Sanchez disse que nenhum jogador é maior do que o Corinthians e ressaltou que "os corintianos têm a cara do Corinthians". Além disso, o mandatário minimizou as últimas declarações acerca do salário do atleta. O Palmeiras, por sua vez, não quis comentar as declarações.

Corinthians e Palmeiras voltarão a se enfrentar na tarde deste domingo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O novo duelo entre os rivais acontece em meio à explosão da rivalidade, potencializada após a final do Campeonato Paulista.