Topo

Atlético-PR vai à Fifa e acusa clube português de "roubar" revelação

Marcos Bahia fará 18 anos em junho: litígio entre Atlético e Estoril vai à Fifa - Federação Peruana de Futebol/Divulgação
Marcos Bahia fará 18 anos em junho: litígio entre Atlético e Estoril vai à Fifa Imagem: Federação Peruana de Futebol/Divulgação

Marcus Alves e Napoleão de Almeida

Do UOL, em Lisboa (POR) e São Paulo

12/05/2018 04h00

O Atlético-PR acionou o Estoril, time comandado pela Traffic (rebatizada de TFM), pelo sumiço de Marcos Antônio “Bahia”, uma das principais promessas de sua base. O caso foi parar na Fifa e a CBF já foi notificada do "sumiço" do meio-campista, que encaminhou acordo para assinar com os portugueses assim que completar 18 anos, no dia 13 de junho.

Parceiro de Vinícius Jr., do Flamengo, e Paulinho, do Vasco, na seleção sub-17, o jovem jogador desapareceu do clube e não entra em campo desde outubro de 2017. Longe do CT do Caju, ficou de fora, inclusive, da última Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Conforme apurado pelo UOL Esporte, ele tem sido ciceroneado desde então por representantes da Traffic, viajou ao lado deles para acompanhar jogo do Real Madrid no estádio Santiago Bernabéu e vem treinando "escondido" no próprio Estoril para manter a forma.

O presidente do Atlético, Mario Celso Petraglia, afirmou em contato com a reportagem que o assunto está entregue ao departamento jurídico do clube.

Nas últimas semanas, foram feitas diversas tentativas de contato com o Estoril, sem sucesso. Após ser deixado ‘no vácuo’, o Furacão decidiu, então, levar a disputa à entidade máxima do futebol mundial, a exemplo do que havia feito em episódio semelhante que envolveu o atacante Vinícius Jaú e o Benfica. Esse último conflito está na Justiça, com vitória parcial rubro-negra e indenização que supera os R$ 100 milhões.

O Benfica era outro interessado em Marcos Antônio, mas, para evitar novo imbróglio, resolveu ficar de fora e abriu caminho para a investida do Estoril sobre o garoto.

O Atlético tem contrato de formação com a revelação até 2020 e tem monitorado os seus passos desde que ele se recusou a assinar o seu primeiro vínculo profissional, com duração de cinco anos e multa rescisória de 30 milhões de euros.

Pessoas ligadas ao meia não confirmam qualquer pré-acordo para ele fechar com o Estoril e dizem que o clube português apenas "abriu suas portas para que o atleta não parasse suas atividades físicas”.

A discussão é mais um capítulo na briga nos bastidores que a equipe trava com a empresa OTB Sports, que comanda a carreira da promessa e também esteve presente em negociações com o goleiro Weverton, atualmente no Palmeiras, e o técnico holandês Clarence Seedorf.

O que o Estoril pretende fazer com “Bahia”

Na penúltima colocação da Liga Portuguesa, o Estoril precisa vencer o Feirense fora de casa, neste domingo, na última rodada, para fugir do rebaixamento. O resultado do jogo tem relação direta com o que será feito com Marcos Antônio “Bahia”. Em caso de descenso, ele deverá assinar contrato e ser repassado imediatamente a outro clube local.

O time da região de Cascais, a 40 minutos da capital Lisboa, possui diversos brasileiros em seu elenco e também em sua cúpula.

Nas últimas temporadas, ele conseguiu recuperar e projetar nomes que se encontravam desacreditados no mercado, caso de Lucas Evangelista, Leo Bonatini, hoje no Wolves, Evandro, do Hull City, e Mattheus Oliveira, do Sporting.

A janela de transferências em Portugal abre em 2 de julho.

Procurado pelo UOL Esporte, o presidente do Estoril, Frederico Pena, confirmou o interesse do clube português, mas disse que a negociação não é ilegal. Em nota, o clube deu as seguintes declarações:

"A informação que temos no Estoril é que o atleta encontra-se livre, visto que não tem contrato profissional e seu vínculo amador foi constituído por meio de um contrato nulo (atleta assinou aos 14 anos de idade sem representação de seus pais ou tutores legais). Ele, inclusive, apresentou cópia de notificação enviada ao Clube Atlético Paranaense em janeiro deste ano nesse sentido.

Por tratar-se de um jogador de potencial, despertou sim nosso interesse.

Porém, como é menor de idade e estamos focados apenas no desempenho desportivo da equipe esta temporada, para manutenção na Primeira Liga, não existe qualquer tratativa formal ou negociação para registro do atleta na próxima época.

Encerrada a atual temporada, ou seja a partir da semana que vem, iremos avaliar a possibilidade jurídica e financeira para contratação do atleta. Mas até o momento não existe nada encaminhado."