Topo

Jogador peruano é alvo de caracterização racista na TV, e até Governo reage

Reprodução/FoxSports
Imagem: Reprodução/FoxSports

Do UOL, em São Paulo

11/05/2018 21h08

Jefferson Farfán foi alvo de uma caracterização racista de um humorista na TV peruna. O jogador foi imitado de forma cômica em um programa da Fox Sports Peru nesta semana, a esquete criou enorme polêmica, e até o Ministério da Cultura do país se pronunciou contra a apresentação.

A caracterização em si foi de gosto duvidoso. Um humorista branco pintou-se de marrom e usou maquiagem carregada para exagerar o tamanho do nariz e do lábio inferior. Foi isso que levantou discussão no Peru, e o Governo resolveu agir contra este tipo de prática.

“O rosto pintado para escurecer e o exagero nas características faciais usando próteses ou maquiagem, muitas vezes de maneira exagerada e grotesca, é uma prática comum na representação de pessoas de afrodescendentes”, diz o comunicado oficial.

Segundo o texto toda a fantasia “reforça estereótipos racistas que reproduzem e perpetuam uma imagem negativa das pessoas afrodescendentes, relacionados não só a seu aspecto físico mas também a sua capacidade intelectual”, diz o Ministério da Cultura peruano, que contactou a sede do canal de TV para garantir que as práticas discriminatórias não se repitam.

Aos 33 anos, Farfán é um dos principais jogadores de futebol do Peru. Ele é figura carimbada na seleção e tem tudo para fazer parte do grupo de Ricardo Gareca que irá à Rússia disputar a Copa do Mundo.