Jogador peruano é alvo de caracterização racista na TV, e até Governo reage

Jefferson Farfán foi alvo de uma caracterização racista de um humorista na TV peruna. O jogador foi imitado de forma cômica em um programa da Fox Sports Peru nesta semana, a esquete criou enorme polêmica, e até o Ministério da Cultura do país se pronunciou contra a apresentação.
A caracterização em si foi de gosto duvidoso. Um humorista branco pintou-se de marrom e usou maquiagem carregada para exagerar o tamanho do nariz e do lábio inferior. Foi isso que levantou discussão no Peru, e o Governo resolveu agir contra este tipo de prática.
“O rosto pintado para escurecer e o exagero nas características faciais usando próteses ou maquiagem, muitas vezes de maneira exagerada e grotesca, é uma prática comum na representação de pessoas de afrodescendentes”, diz o comunicado oficial.
Segundo o texto toda a fantasia “reforça estereótipos racistas que reproduzem e perpetuam uma imagem negativa das pessoas afrodescendentes, relacionados não só a seu aspecto físico mas também a sua capacidade intelectual”, diz o Ministério da Cultura peruano, que contactou a sede do canal de TV para garantir que as práticas discriminatórias não se repitam.
Aos 33 anos, Farfán é um dos principais jogadores de futebol do Peru. Ele é figura carimbada na seleção e tem tudo para fazer parte do grupo de Ricardo Gareca que irá à Rússia disputar a Copa do Mundo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.