Desgaste físico ganha atenção especial no Palmeiras com maratona de viagens

A sequência de quatro viagens em 12 dias preocupa o Palmeiras em relação ao preparo físico do elenco. Para evitar um desgaste excessivo, o clube tem tomado cuidados especiais com o condicionamento dos atletas, que vão desde um rodízio maior de atletas pela comissão técnica até um planejamento diferente do departamento de fisiologia.
Entre os pontos mais delicados estão as mudanças constantes de fuso horário e de clima, a qualidade do sono dos jogadores, as peculiaridades de alimentação de cada local e a qualidade dos lugares de treinamento. Além disso, para o primeiro jogo da "maratona", Roger Machado colocou nove reservas em campo na vitória por 3 a 1 sobre o Alianza Lima, na última quinta-feira.
O Palmeiras viajou do Peru direto para Curitiba, onde enfrenta o Atlético-PR neste domingo, pelo Brasileirão. Depois, vai para Minas Gerais pegar o América-MG, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, e encerra a sequência voltando a São Paulo para fazer o clássico com o Corinthians, na Arena de Itaquera, no outro domingo, novamente pelo Campeonato Brasileiro.
Setores do clube reconhecem que a questão física tem apresentado alguns problemas em 2018, atribuindo a situação principalmente à pré-temporada mais curta e ao calendário congestionado devido à Copa do Mundo da Rússia. Ainda assim, a avaliação é que o trabalho vem sendo bem feito, com números que mostram a manutenção do condicionamento físico durante os jogos e um baixo índice de lesões musculares - a única do ano foi sofrida por Michel Bastos, recentemente emprestado ao Sport.
Para o duelo com o Atlético-PR neste domingo, a tendência é que Roger promova a volta dos titulares que foram poupados diante do Alianza Lima. O volante Felipe Melo e o meia Guerra estão recuperados de inflamações no pé e no quadril, respectivamente, e ficarão novamente à disposição do treinador.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.