Topo

Shakhtar tem data para receber Maycon e pagar mais R$ 12 mi ao Corinthians

Maycon vive últimas semanas com a camisa do Corinthians - Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
Maycon vive últimas semanas com a camisa do Corinthians Imagem: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

04/05/2018 04h00

A transferência de Maycon para o Shakhtar Donetsk-UCR já tem data para se concretizar. Negociado há algumas semanas pelo Corinthians, que já recebeu cerca de 3 milhões de euros (R$ 12,7 milhões) como parte do pagamento do negócio, o jovem volante se mudará em definitivo para a Ucrânia no mês que vem.

Assim que o Corinthians encerrar sua participação no calendário pré-Copa do Mundo, no dia 13 de junho, Maycon fará exames médicos. A aprovação será seguida de sua viagem para a Europa, apresentação no Shakhtar e envio de uma nova ordem de pagamento para os corintianos em mais 3 milhões de euros.

Os exames médicos são fundamentais, já que a transferência só é efetivada, realmente, com a aprovação. O Corinthians assumiu, em contrato, a possibilidade de devolver os valores recebidos aos ucranianos em caso de algum problema. Entretanto, como Maycon tem jogado regularmente e não possui nenhum problema físico, há pouca preocupação com o tema.

Dono de 80% do valor final da transferência - os 20% restantes são repartidos entre os agentes do volante -, o Corinthians optou por vender a totalidade dos direitos econômicos ao Shakhtar, o que significa que em uma venda futura só terá participação nos 5% destinados aos clubes formadores. O negócio foi iniciado pelo ex-presidente Roberto de Andrade e concluído pelo sucessor Andrés Sanchez.

O nome de Maycon é discutido pelo Shakhtar há algum tempo e ganhou força desde que o clube ucraniano encaminhou a decisão de transferir o também volante Fred, cotado para a Copa do Mundo - o Manchester City é o destino mais provável. O jovem corintiano, de 21 anos, já conversou com membros da equipe ucraniana e se animou com o que ouviu sobre o projeto esportivo elaborado para ele.

Enquanto isso não se confirma, Fábio Carille usa o jogador regularmente nas próximas 12 partidas em que Maycon poderá fazer até a despedida. Sem Ralf e Renê Júnior, ambos lesionados, a importância dele para a equipe se tornou ainda maior. De acordo com o presidente Andrés Sanchez, não deve chegar nenhum reforço para a posição depois da Copa. A ideia é ter o garoto Thiaguinho, contratado ao Nacional-SP, integrado definitivamente ao grupo.