Topo

Flu cita revisão em contas de Peter para explicar atraso em balanço

Pedro Abad, presidente do Fluminense, pode sofrer sanções - Nelson Perez/Fluminense F.C
Pedro Abad, presidente do Fluminense, pode sofrer sanções Imagem: Nelson Perez/Fluminense F.C

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/05/2018 19h45

Após o UOL Esporte revelar o atraso na publicação do balanço do ano de 2017 e as consequentes implicações legais, o Fluminense veio a público se defender. Por meio de nota oficial, o clube alegou que o estouro do prazo deveu-se de a "uma nova revisão de saldos contábeis das contas de 2016" e que "o objetivo da direção e dos poderes do clube é e sempre será apresentar o quadro mais fidedigno da realidade".

Às 23h59 da última segunda-feira (30), hora e data limite para a publicação das demonstrações financeiras de 2017, o Tricolor se tornava o único dos principais clubes do Brasil a omitir o seu balanço, que deveria ter sido publicado em seu site oficial. Tal fato pode render punições que ameaçam até mesmo o presidente do clube, Pedro Abad.

A falha foi reparada parcialmente por volta de 0h35 desta terça-feira (1). Após alguns questionamentos da reportagem do UOL a respeito do documento, o Tricolor apresentou um balanço incompleto (apenas duas páginas), pendente de análise do Conselho Fiscal, sem assinatura e sem qualquer empresa independente auditando tais números - obrigações da Lei Pelé.

Entre as sanções previstas no Estatuto do Torcedor pelo desrespeito do prazo e apresentação incompleta do balanço, está o “afastamento de seus dirigentes”, sendo “o presidente da entidade, ou aquele que lhe faça as vezes” – previsto no parágrafo 2º do item II do artigo 46-A.

Com a omissão da informação correta sobre as contas do clube, além da destituição do dirigente, o Fluminense pode ser punido com a retirada do Profut, o programa de parcelamento das dívidas com a União.

Confira a íntegra da nota:

O Fluminense Football Club informa que os números que integram as demonstrações financeiras do exercício 2017 estão há meses em processo de análise por parte dos departamentos responsáveis do clube e da auditoria independente.

O atraso na divulgação do pacote completo de documentos se justifica em razão de uma nova revisão de saldos contábeis das contas de 2016, de forma a observar os itens 41 e 42 do pronunciamento CPC 23.

O objetivo da direção e dos poderes do clube é e sempre será apresentar o quadro mais fidedigno da realidade do clube.

Como demonstração de boa fé para o cumprimento de suas obrigações, o clube tem prestado todos os tipos de esclarecimentos para a APFUT e para a CBF.

Nesse contexto, a postura adotada tem sido a de priorizar a qualidade das informações, enquanto princípio de governança corporativa e de atenção ao postulado da substância sobre a forma reforçado pelo Código Civil às associações civis. E, assim, alcançar o objetivo primordial, qual seja o de transparência das informações, em benefício não somente dos órgãos de controle, mas também em respeito aos órgãos estatutários, associados e torcedores do FFC.

Diogo Bueno
Vice-Presidente de Finanças
Pedro Abad
Presidente
Fluminense Football Club