Topo

"Ex-Rei do Rio", Flu soma frustrações no Carioca e perde trono no século 21

Flu só conquistou três títulos cariocas desde 2001 e não é mais o maior vencedor - Mailson Santana/Fluminense
Flu só conquistou três títulos cariocas desde 2001 e não é mais o maior vencedor Imagem: Mailson Santana/Fluminense

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/03/2018 04h00

Definitivamente, o século 21 não tem trazido boas lembranças para o Fluminense em termos de Campeonato Carioca. Com a eliminação para o Vasco nesta quinta-feira (29), o clube acumula seis anos sem levantar o caneco. Considerando todo este período desde 2001, foi campeão apenas três vezes e perdeu o posto de “Rei do Rio” que durante muito tempo ostentou.

Atualmente, o rival Flamengo é o maior detentor de conquistas, com 34. O Tricolor agora é o segundo, com 31, seguido pelo Vasco, com 24, e que pode somar mais um este ano. O Botafogo tem 20.

Os torneios de turnos, chamados de Taça Guanabara e Taça Rio, também foram poucos no século 21: dois de cada, sendo um este ano de Taça Rio, conquistado no último domingo sobre o Botafogo.

Eliminado do Estadual e também da Copa do Brasil, ao Fluminense só resta agora mais duas competições em 2018: Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana. Experiente, o técnico Abel Braga pediu para não se criar um clima de “terra arrasada”.

“Vamos encarar. Não pode ser diferente. Tivemos performance boa na Taça Rio. Tem de confiar no que tem sido feito. Por causa dessa derrota, não faremos terra arrasada. Estamos chegando no limite. Falar o que dos caras?, indagou.

O Tricolor só entrará em campo agora dia 11 de abril, quando enfrenta o Nacional Potosí, da Bolívia, pela Sul-Americana.