Topo

Médico confirma lesão de Fred e estipula prazo de 6 a 8 meses para retorno

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

26/03/2018 15h52

A segunda-feira do Cruzeiro não teve treinos na Toca da Raposa, mas contou com uma entrevista importante de Sérgio Campolina, chefe do departamento médico. Na sede do clube, o doutor falou sobre a situação do atacante Fred, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e também teve uma lesão periférica na parte lateral, afetando um ligamento secundário. Campolina deu detalhes sobre a cirurgia que o atacante será submetido ainda nesta semana e do prazo de recuperação do atleta, que é será de seis a oito meses.

"No último jogo, o Fred teve um trauma no joelho. Foi um trauma atípico, onde ele fez um movimento giratório que não é muito comum em atleta de futebol. Quando eu examinei, percebi que havia algo preocupante. Os exames confirmaram a suspeita de uma lesão no ligamento cruzado", iniciou o médico.

"Felizmente, de todas as lesões possíveis, ele teve a associação menos grave. São lesões cirúrgicas, ele deverá realizar o procedimento cirúrgico ainda nesta semana. Terminando os exames pré-operatórios e assim que for liberado pelo cardiologista, anestesista, eu irei realizar o procedimento. Em relação à cirurgia, não há muita diferença do habitual. Ela é importante, mas o mais importante na lesão é a reabilitação."

O lance que gerou sua lesão no último domingo aconteceu depois de o jogador receber uma bola dentro da área e tentar a finalização. Ao girar o corpo para chutar, Fred foi travado pelo zagueiro Sidimar e acabou acertando o jogador adversário. Assim que caiu no gramado, o atacante levou as mãos no joelho direito e mal conseguiu ficar de pé. Segundo o médico, o prazo de recuperação varia entre seis a oito meses.

"Estou muito otimista, foi uma lesão mais grave que o habitual, mas não tão grave como se esperava. A lesão em si tem uma média de seis a oito meses de recuperação. Sem pressão, podendo ter uma recuperação mais rápida ou mais prolongada", acrescentou Campolina, que não descartou a possibilidade de o jogador voltar aos gramados ainda neste ano.

"Não podemos afirmar (que Fred não joga mais em 2018). Esse prazo é de liberação, essa é a expectativa. Mas a cronologia da lesão não é o dado mais importante. Tem que se respeitar esses dados, mas o prazo para colocá-lo em condições seria esse".

Contratado no final do ano passado, Fred fez apenas nove jogos pelo Cruzeiro em 2018, marcando apenas um gol (contra o Tombense, pelo Mineiro). O jogo contra o Tupi marcou seu retorno após se ausentar por quase um mês. No dia 27 de fevereiro, o atacante jogou apenas cinco minutos na estreia da Libertadores contra o Racing e precisou sair por causa de um edema na panturrilha direita.