Topo

Ex-goleiro Marcos afirma: "O Palmeiras não tem Mundial por minha causa"

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/03/2018 14h01

Um dos pontos mais marcantes do ex-goleiro Marcos é a sinceridade. Nesta sexta-feira, mais uma vez, o pentacampeão mundial deu uma amostra do perfil carismático que encantou, principalmente, palmeirenses. Em entrevista ao canal de Youtube Desimpedidos, o agora "mestre cervejeiro" se culpou por uma das derrotas mais marcantes do Palmeiras e ainda criticou a obsessão recente do clube para valorizar a conquista da Copa Rio de 1951.

Durante a conversa publicada nesta manhã, Marcos voltou a admitir a falha na partida contra o Manchester United, em 1999, no Japão. O gol saiu da vitória por 1 a 0 dos britânicos após o ex-goleiro errar o corte de um cruzamento e o irlandês Roy Keane aproveitar a oportunidade. Os ingleses se sagraram campeões da Copa Intercontinental com o placar mínimo.

"Eu estava bem demais em 1999, mas sabe como é goleiro, né? Disputei o Mundial de Clubes e a Copa do Mundo. Copa é tão tensa quanto, mas é importante que tem sete jogos, três no mínimo. Se você falha no primeiro, tem o segundo para fazer algo. O Mundial era um jogo, velho. Errei bem ali, e o Palmeiras não tem Mundial por minha causa mesmo", lamentou o eterno camisa 12 palestrino em bate-papo bem-humorado.

Sobre as conquistas internacionais com a camisa palmeirense, obviamente Marcos colocou no alto o título de 1999 da Copa Libertadores. A classificação para a final de 2000, depois de superar o Corinthians na semifinal com direito a defesa do pênalti de Marcelinho Carioca, também é recordada com carinho.

O goleiro apenas se mostra reticente em relação à Copa Rio de 1951. Embora reitere a posição do clube de considerar o título com o peso de um Mundial de Clubes, Marcos criticou a obsessão recente para valorizar a conquista.

"Eu até considero [Copa Rio 1951 um Mundial], mas acho assim: o Palmeiras foi atrás disso depois de o Corinthians ganhar lá no Japão. Tinha que ter corrido atrás disso lá em 1990. Ao invés de comemorar o Mundial de 1951, vai lá no Japão e ganha que é mais justo", declarou Marcos, ainda se sentindo culpado pela oportunidade desperdiçada em 1999.

"Fiquei mal para caramba. Agora que o Corinthians é campeão do mundo, fico ainda mais. Até então o pessoal não zoava tanto, agora ficou pior. Só o São Paulo e o Santos ainda daépoca do Pelé tinham Mundial, o Corinthians não tinham. A gente, como palmeirense, falava que era o time "sem passaporte" e que venceu o "torneio de verão" [Mundial de 2000]", concluiu Marcão.

Explicação

As frases de Marcos na entrevista ao Desimpedidos repercutiram nas redes sociais. Muitos entenderam como menosprezo do ex-goleiro não dar à Copa Rio de 1951 a importância de um título mundial.

Na tarde desta sexta-feira, em sua página no Facebook, Marcos mandou um recado para os "sensacionalistas de plantão", como definiu quem polemizou sobre a opinião. "Essa é a minha opinião. Se você gostar, gostou. Se você não gostar, respeite a minha opinião, assim como respeito a sua", disse.

Confira o vídeo: