Topo

Melhor fase da carreira? Neílton lidera artilharia entre jogadores da elite

Neilton tem 11 gols e seis assistências na temporada 2018 - Divulgação/Vitória
Neilton tem 11 gols e seis assistências na temporada 2018 Imagem: Divulgação/Vitória

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

21/03/2018 04h00

Borja? Gabigol? Luan? Nenhum deles. Em 2018, o maior artilheiro do Brasil entre os clubes da Série A é Neílton, velho conhecido da torcida do Botafogo. Hoje no Vitória, o atacante de 24 anos soma 11 gols em 17 jogos – entre Baiano (5), Copa do Nordeste (3) e Copa do Brasil (3). Em segundo está Arthur, do Ceará, com dez, enquanto Borja, do Palmeiras, é o terceiro com sete.

Neílton alcançou o topo da artilharia na última quinta (15), quando marcou três gols no triunfo por 3 a 0 sobre o Bragantino, pela Copa do Brasil. No jogo anterior, já havia deixado outros dois no empate por 3 a 3 com o ABC, pela Copa do Nordeste. Voltou a passar em branco no primeiro jogo da semi do Baianão, contra o Bahia de Feira, domingo (18), mas ainda assim segue no topo.

Entrevistado pelo UOL Esporte, Neílton admite viver a melhor fase de sua carreira – sem deixar, obviamente, de citar o ótimo momento que teve com a camisa do Botafogo, entre 2015 e 2016. “Sim, vivo a melhor fase da minha carreira aqui. A outra melhor fase tinha sido no Botafogo. Ainda está no começo do ano e espero mantê-la [boa fase] até o final do ano”, diz.

Neilton em ação pelo Vitória contra o Vasco - Luciano Belford/AGIF - Luciano Belford/AGIF
Imagem: Luciano Belford/AGIF
Neílton chegou à Toca do Leão na metade do ano passado, após passagem discreta pelo São Paulo. Logo em sua estreia com a camisa rubro-negra, em jogo contra o Fluminense, entrou na segunda etapa e deu assistência para Kieza marcar o único gol do time na derrota por 2 a 1. Desde então foi conquistando seu espaço e hoje é titular absoluto do Vitória, tendo iniciado 17 dos 18 jogos da equipe na temporada. Só não entrou em campo na partida contra o Jacuipense, em que Vágner Mancini optou por dar oportunidade aos jogadores que estavam sendo pouco aproveitados.

“Fico feliz de estar vivendo esse momento, de começar o ano bem ajudando o Vitória da melhor maneira possível, com gols e assistência. Eu entro em campo procurando ajudar o Vitória, e isso vem acontecendo naturalmente. Estou totalmente adaptado aqui, tenho bastante amigos – jogadores e funcionários – e isso facilita para que eu possa entrar tranquilo em campo”, afirma o jogador, que ainda acumula passagens por Cruzeiro e Santos - clube pelo qual foi revelado.

“Eu não esperava ser um dos artilheiros do Brasil, mas fico feliz e acho que isso vem acontecendo naturalmente. Eu não entro em campo procurando ser o artilheiro, aumentar meus números de gols, e isso procurando ajudar o Vitória. Agradeço a Deus de estar vivendo esse bom momento”, acrescenta o atacante, que além dos 11 gols acumula seis assistências para gols em 2018.

Shopping e praia: os hobbies de Neílton em Salvador

Desde maio em Salvador, Neílton não teve problemas para se adaptar à capital baiana. Nas horas de folga procura aproveitar tudo que a cidade oferece, especialmente as praias e os shoppings.

Neilton cobra o pênalti e erra durante jogo do Vitória contra o Avaí - Raul Spinassé/Agência A Tarde/Estadão Conteúdo - Raul Spinassé/Agência A Tarde/Estadão Conteúdo
Imagem: Raul Spinassé/Agência A Tarde/Estadão Conteúdo
“Foi fácil me adaptar aqui. É uma cidade muito boa, os baianos são bem receptivos e muito legais. Cidade boa, ando tranquilo por aqui. Gosto mais de passear em shopping, ir à praia, restaurantes. É o que eu mais gosto de fazer”, contou Neílton, que tem contrato com o Vitória até 2020 e espera deixar o nome marcado na história do clube com títulos.

“Tenho mais dois anos de contrato com o Vitória e almejo coisas grandes aqui no clube. Dois anos de contrato... Tem muita coisa para acontecer porque o futebol é muito rápido, muito dinâmico, então a gente tem que aproveitar a fase que a gente vive da melhor maneira possível. Meu objetivo é alcançar títulos e deixar meu nome marcado no clube”, completa Neílton.

Os 10 maiores artilheiros do Brasil em 2018 entre clubes da Série A: *

1º – Neilton (Vitória) – 11 gols
2º – Arthur (Ceará) – 9 gols
3º – Borja (Palmeiras) – 7 gols
4º – Vinícius Jr. (Flamengo) – 6 gols
Andrigo (Ceará) – 6 gols
Denílson (Vitória) – 6 gols
Marcos Júnior (Fluminense) – 6 gols
Aylon (América-MG) – 6 gols
André Lima (Vitória) – 6 gols
Vinícius (Bahia) – 6 gols

* segundo dados do site Footstats